CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 55.2021.B Hora: 15:36 Fase: BC
Orador: VALMIR ASSUNÇÃO, PT-BA Data: 06/07/2021

O SR. VALMIR ASSUNÇÃO (PT - BA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero falar um pouco do momento que nós estamos vivendo.

Primeiro, fizeram a reforma trabalhista, dizendo que, com isso, iriam gerar 10 milhões de empregos. Qual foi a consequência disso, Sr. Presidente? São 15 milhões de pessoas desempregadas no País. Esse é o resultado da política da reforma trabalhista feita por esta Casa.

Falaram que iam fazer a reforma da Previdência para acabar com os privilégios. E os jornais colocaram, neste final de semana, que há pessoas neste País que ganham 43 mil reais vitalícios. Quais foram os privilégios que se cortaram? Nenhum! Ao contrário, criou-se dificuldade para o trabalhador, para a pessoa mais pobre se aposentar. Essa é a grande verdade.

Aprovaram a Lei do Teto de Gastos. E para que serve essa lei? Para que, quando desejar, o Presidente da República possa furar essa lei, ou seja, possa ter um orçamento secreto para pagar emendas de Parlamentares que votam a favor de Bolsonaro, que votam a favor desse Governo genocida e corrupto.

Mas, como se não bastasse isso, entregaram o pré-sal, a BR Distribuidora, refinarias. Qual é o preço da gasolina? Seis reais. Qual é o preço do gás? Já passa dos 100 reais, 110 reais, 120 reais. Foi isso que produziram ao longo desses anos, Sr. Presidente. E, cada vez mais, nós temos que reafirmar isso, porque agora foi aprovada por esta Casa a privatização da ELETROBRAS. Qual é a consequência disso? Houve aumento de 60% da energia elétrica no Brasil.

Sr. Presidente, ou este Congresso toma algumas medidas para poder minimizar o sofrimento desse povo, ou o povo não terá condições de viver neste País, onde a fome, a miséria, a pobreza bate na porta das pessoas. A carestia, cada dia que passa, é mais evidente. Essa é a grande realidade.

O Presidente da República diz que vai pagar o auxílio emergencial de 150 reais, mas a inflação já destruiu esses 150 reais! Nós temos que aprovar 600 reais, no mínimo, para a população brasileira. O correto seria um salário mínimo, que nós deveríamos...

(Desligamento automático do microfone.)