CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 5.2022 Hora: 09:40 Fase: BC
Orador: OTONI DE PAULA, PSC-RJ Data: 10/02/2022

O SR. OTONI DE PAULA (Bloco/PSC - RJ. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, minha amiga Deputada Rosangela Gomes, Sras. e Srs. Deputados, subo a esta tribuna hoje para me manifestar sobre a triste polêmica em torno da fala de um youtuber, em um podcast, na qual esse cidadão fez apologia ao nazismo, defendeu partidos nazistas. Como se o País já não tivesse grandes problemas, agora se faz apologia à criação de partidos nazistas no Brasil. Naquela ocasião, isso teve a aquiescência de um Parlamentar desta Casa.

Ontem eu ainda denunciei desta tribuna que o ex-Presidente Lula precisa vir a público dizer se ele ainda admira Adolf Hitler ou não, porque, há quase 20 anos, foi esta a declaração de Luiz Inácio Lula da Silva: "Eu admiro a garra, a força de vontade de Adolf Hitler". Bem, Lula deve vir a público, agora, dizer "Não, eu sou contra" e pedir perdão à comunidade judaica.

Mas o que me traz aqui é outra vertente desse assunto. Se o nazismo ou nazifascismo matou mais de 6 milhões de judeus, fora ciganos, fora homossexuais, a carnificina, o genocídio praticado pelo comunismo foi infinitamente maior. Números mostram que o comunismo matou mais de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Portanto, tão importante quanto defendermos a não propagação do nazifascismo é também defendermos a não propagação de bandeiras comunistas no nosso Brasil. Por quê? Porque o comunismo matou mais do que o nazifascismo! Nós não podemos fingir que isso não é realidade.

Por isso, apoio o projeto do Deputado Eduardo Bolsonaro, em tramitação nesta Casa, que criminaliza o nazismo, mas também criminaliza o comunismo. Nazismo e comunismo caminham de mãos dadas, sendo que um matou muito mais do que o outro.

Viva a democracia! Viva a liberdade de expressão! Viva a liberdade do ser humano, que nunca foi respeitada nem no nazismo nem no comunismo!