CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 5.2021.B Hora: 14:36 Fase: BC
Orador: POMPEO DE MATTOS, PDT-RS Data: 24/02/2021

O SR. POMPEO DE MATTOS (PDT - RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, nós estamos assistindo no Brasil a uma saga de privatizações sem precedentes. Querem privatizar o Banco do Brasil, a PETROBRAS já está indo, querem privatizar a ELETROBRAS, a CEITEC, no Rio Grande do Sul, os Correios. Se o Governo puder, se tiver tempo, vai vender o que houver de empresa pública. Ah, vai vender o que puder! Estão em liquidação as empresas públicas do Brasil.

No caso específico do Banco do Brasil, a situação é mais lamentável ainda. Vejam bem, o desmonte do Banco do Brasil começou em 2016, 2017, ainda no Governo Temer. Foram fechadas, Presidente, 1.058 agências e pontos de trabalho. Cerca de 17 mil, quase 18 mil servidores do banco foram dispensados. Agora, numa nova leva, querem fechar 371 agências, e praticamente 5.500 funcionários já estão demitidos. Nós precisamos fazer essa denúncia, para que a sociedade saiba o desmonte que estão fazendo no Banco do Brasil.

Além disso, Presidente, o Banco do Brasil fez um acordo com o BTG Pactual, vendeu para o BTG uma parte da sua carteira de crédito, de 3 bilhões de reais, haveres que o banco tem, valores que o banco tem a receber. Vendeu essa carteira por 370 milhões de reais. Três bilhões por 370 milhões! Isso equivale a praticamente 10% do valor da carteira de crédito. O Banco Pactual é o banco de Paulo Guedes. Ele que o criou.

O Banco do Brasil fez ainda um acordo com o Bank of America. Negociou com esse banco americano. Colocaram o Bank of America dentro do Brasil no Banco do Brasil e colocaram o Banco do Brasil dentro dos Estados Unidos no Bank of America. A raposa está dentro do galinheiro. Por instinto, o que o bicho vai fazer? Vai matar a galinha, comer os pintos e quebrar os ovos. Não vai sobrar nada.

Agora me impressiona um projeto de lei do Deputado Kim Kataguiri, que eu respeito. O PL 461/21 propõe que se feche a tampa do caixão, propiciará o fechamento do Banco do Brasil. É uma coisa impressionante. Não é responsabilidade nem prerrogativa de Deputado privatizar. No entanto, há esse projeto de lei. A coisa está tão aviltante, tão achincalhada, que há um projeto de lei que dispõe sobre a privatização do Banco do Brasil. A que ponto chegamos!

Não conhecem o Banco do Brasil, que criou a estrutura econômica deste País, que emancipou o Brasil. O Banco do Brasil não é do Governo de plantão. O Banco do Brasil é dos brasileiros, é do Estado brasileiro. Governos passam, Governos passaram, Governos passarão. O Banco do Brasil fica e ficará para salvar a economia da Nação brasileira.

Não mexam com o meu BB!