CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 49.2022 Hora: 17:00 Fase: BC
Orador: LEONARDO MONTEIRO, PT-MG Data: 03/05/2022

O SR. LEONARDO MONTEIRO (PT - MG. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, quero fazer mais uma manifestação sobre o dia 1º de maio.

Eu gostaria que fosse divulgado o meu pronunciamento nos órgãos de comunicação da Casa.

Sr. Presidente, o dia 1º de maio, último domingo, foi um dia importante. Como foi dito aqui, essa data é sagrada para a classe trabalhadora, é um dia de comemoração e celebração de lutas e, às vezes, de conquistas da classe trabalhadora. Entretanto, nós estamos vivendo um momento muito difícil neste País. Nós temos que nos organizar para fazer a resistência, como fizemos aqui contra a reforma da Previdência, contra a reforma trabalhista, que sem dúvida nenhuma trouxe prejuízos enormes para a classe trabalhadora.

Infelizmente, nós temos um Presidente da República que usa o Primeiro de Maio de forma indevida para convocar os seus seguidores para fazerem manifestação popular contra a democracia, contra o Estado Democrático de Direito, contra a população, sobretudo contra os trabalhadores, com frases fortes, como, por exemplo, a defesa da intervenção militar, com ele no poder. Defendem intervenção militar e ditadura. É uma afronta à classe trabalhadora usar o Primeiro de Maio para esse tipo de manifestação.

Nós continuamos fazendo a resistência, Sr. Presidente, como fizemos quando evitamos a votação da PEC 32, que seria um desastre para os trabalhadores e as trabalhadoras do serviço público do nosso País. Nós continuamos aqui fazendo a resistência contra a privatização dos Correios, contra a privatização do Sistema ELETROBRAS.

Portanto, Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas e todos que estão nos ouvindo, nós exigimos respeito ao Primeiro de Maio. Fora, Bolsonaro!

Muito obrigado, Sr. Presidente.