CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 48.2021 Hora: 19:24 Fase: OD
Orador: FRANCO CARTAFINA, PP-MG Data: 11/05/2021

O SR. FRANCO CARTAFINA (Bloco/PP - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero agradecer a compreensão da maioria dos Deputados. Algumas falas a que eu assisti aqui hoje talvez sejam de quem não conviva com as pessoas mais simples deste País, que muitas vezes são atacadas de forma abusiva ao buscarem um crédito.

Nós preservamos aqui o que foi aprovado na MP 1.006/20, que aumentou o valor do consignado até o final do ano. Nós preservamos todas as formas de a pessoa ter condição de tomar o seu crédito, que é uma mola propulsora da nossa economia, mas tem que haver responsabilidade.

Eu acredito que nós vamos ver, muito em breve, através dos mecanismos aprovados - e, se Deus quiser, aprovaremos no Senado também -, as mudanças positivas e devolver milhões de brasileiros e brasileiras para o mercado de consumo. De fato, eles vão voltar a consumir. E o juro vai baixar, porque eles querem pagar as suas dívidas, eles querem pagar o que devem. Ninguém acha bom ficar devendo, não. Eles vão pagar, vão voltar para o mercado de consumo. A tendência é o juro abaixar; não é aumentar, não.

E, quando trazemos o Judiciário para ser o balizador dessa relação, fazemos uma coisa muito boa, porque hoje ele não atua como balizador. Abarrotamos os nossos tribunais e, na hora em que precisamos do Judiciário, ele não pode fazer nada.

Então, agora, o mediador vai poder dar o caminho, e, de fato, nós vamos tirar essas pessoas do superendividamento, devolvendo-lhes uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa de bem: a dignidade.

Muito obrigado a todos. Espero que o Senado possa fazer a sua parte também muito em breve.