CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 47.2021 Hora: 21:04 Fase: OD
Orador: ERIKA KOKAY, PT-DF Data: 06/05/2021

A SRA. ERIKA KOKAY (PT - DF. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Quero apenas parabenizar a Deputada Celina, a Deputada Carla, as autoras e os autores dos projetos e dizer que estamos dando um passo importante para que possamos fazer valer aquilo que já consta na própria legislação.

A Lei Maria da Penha é uma lei muito completa, porque ela fala de proteção, fala de prevenção, fala de reparação, fala de responsabilização, fala de políticas públicas para interromper a situação de violência, ou seja, ressignificar a vida.

E nós sabemos que a Lei Maria da Penha avança quando ela estabelece que nem toda violência deixa marca na pele, mas deixa marca na alma. Toda violência feita dentro de casa cria um processo que se espalha. Portanto, meninos e meninas em situação de violência podem acreditar que se resolvem os conflitos humanos com a força ou com a própria violência, anulando ou subalternizando o outro. Podem acreditar, quando se sentirem mais fortes, que podem anular os mais frágeis e, quando se sentirem mais frágeis, que podem permitir que sejam anulados, o que igualmente é antiético.

Eu queria parabenizá-lo pela condução.