CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 46.2022 Hora: 22:56 Fase: OD
Orador: DR. ZACHARIAS CALIL, UNIÃO-GO Data: 27/04/2022

O SR. DR. ZACHARIAS CALIL (UNIÃO - GO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Parabéns, Presidente, pela condução da sessão.

Eu gostaria de parabenizar também o Relator Pedro, bem como a nossa autora Deputada Adriana.

Tivemos uma luta muito grande na Comissão de Seguridade Social. Realmente, essa aprovação foi uma vitória para a medicina do país, na qual vamos ter uma evolução muito grande.

Como autor desses dois últimos requerimentos de urgência, eu gostaria de dizer, Deputada Dra. Soraya Manato - V.Exa. me perguntou sobre isso -, que a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica elaborou um documento chamado Projeto Outubrinho Rosa. Por quê? Para que meninas com até 15 anos de idade sejam atendidas e recebam tratamento precoce, por exemplo, no caso de tratamento de nódulos mamários, problemas de menstruação, dores abdominais, sangramentos, lesões. Há meninas que apresentam lesões na fase de puberdade, mas, às vezes, não há condições de se fazer um diagnóstico, seja por medo, seja por vergonha.

Além desse tema, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica instituiu outra campanha: o Novembrinho Azul, para os meninos, correspondente ao Novembro Azul que existe para os adultos. No Novembrinho Azul poderíamos fazer diagnósticos - eu sou cirurgião pediátrico e sei muito bem como essas doenças evoluem - em meninos que têm má-formação na genitália, o que causa constrangimento, fimose, problemas no testículo, que podem acarretar problemas futuros na idade adulta, como, por exemplo, esterilidade, formação de tumores cancerígenos e uma série de fatores.

Então, acatando o pedido da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, nós aprovamos esses dois requerimentos de urgência.

Muito obrigado. Uma boa noite a todos.