CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 404.3.54.O Hora: 09:50 Fase: BC
Orador: SEVERINO NINHO, PSB-PE Data: 05/12/2013

O SR. SEVERINO NINHO (PSB-PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente, Padre Luiz Couto.

Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, povo brasileiro, ocupo a tribuna neste momento para parabenizar a torcida do Santa Cruz, a Diretoria e os jogadores pela conquista do título da Série C e pela ascensão à Série B do Campeonato Brasileiro.

Sou rubro-negro. Parece que o Deputado Paulo Rubem é tricolor, porque já fez, ali, um gesto de alegria.

O Santa Cruz, que tem uma torcida enorme, uma torcida alegre, uma torcida que apoia seu clube, não poderia continuar onde estava. Esteve na Série D por mais de 1 ano, lutou muito para chegar à Série C e conseguiu agora a ascensão à Série B do Campeonato Brasileiro.

Sr. Presidente, é um clube muito popular, o famoso Tricolor do Arruda, o Santa Cruz, time das multidões. Nós pernambucanos - entendo eu, mesmo sendo rubro-negro - devemos parabenizar e torcer para que todos os clubes pernambucanos estejam em boas situações, em boas posições no cenário futebolístico brasileiro.

Sr. Presidente, também quero aproveitar este espaço para parabenizar esta Casa e todos os Deputados que aqui estavam presentes pela aprovação em dois turnos, ontem, da PEC 90, de autoria da Deputada Luiza Erundina, que elevou à categoria de norma constitucional o direito social ao transporte. É uma PEC importante, que ainda vai ao Senado. No momento em que o transporte passa a ser um direito social, ele, com certeza, vai receber mais atenção do poder público. O poder público vai, com certeza, destinar mais recursos para o transporte, porque é uma calamidade, realmente, nas grandes metrópoles brasileiras, e no Grande Recife não é diferente, com engarrafamentos e caos no trânsito. Em São Paulo nem se fala, assim como no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Enfim, as grandes metrópoles brasileiras enfrentam esse grave problema, que foi mote das manifestações de junho.

Aqui esteve o Deputado Bolsonaro falando que isso é letra morta, mas não é. É uma PEC. Elevar um direito social à norma constitucional, à Constituição, não é letra morta. Com certeza, nós vamos disciplinar essa matéria e vamos ajudar o País a melhorar nessa área tão grave, o transporte público.

Muito obrigado, parabéns a todos pela aprovação.

O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) - Obrigado, Deputado Severino Ninho. Quero parabenizá-lo pelo pronunciamento e também a Deputada Luiza Erundina, por ter tido uma Proposta de Emenda à Constituição aprovada ontem, em dois turnos, e já encaminhada para o Senado.