CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 403.3.54.O Hora: 19:52 Fase: OD
Orador: RUBENS BUENO, PPS-PR Data: 04/12/2013

O SR. RUBENS BUENO (PPS-PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero apenas registrar que esta é uma dívida que está sendo saldada no momento certo. É uma resposta à sociedade brasileira, por toda a mobilização que houve. E aconteceu exatamente devido à mobilidade urbana e seu custo à população brasileira.

De outro lado, nós temos ainda que responder, Deputado Beto Albuquerque - V.Exa. está aí ao lado do Presidente - àquele grave acidente que aconteceu no Rio Grande do Sul, no Município de Santa Maria, na Boate Kiss. O projeto está pronto. Precisamos eliminar a questão da urgência constitucional, para que votemos esse projeto de suma importância, o PL nº 12.020. Por quê?

O SR. PRESIDENTE (Henrique Eduardo Alves) - Deputado Rubens Bueno, V.Exa. já pensou se chegarmos a janeiro, após um ano do acontecido, sem que esta Casa tenha votado este projeto?

O SR. RUBENS BUENO - O dia é 27 de janeiro.

O SR. PRESIDENTE (Henrique Eduardo Alves) - Vai ser matéria nacional contra esta Casa!

Eu fiz hoje um apelo ao Governo, já que a apreciação da matéria relativa aos agentes de saúde ficou para o próximo ano: que o Governo retirasse as urgências constitucionais, para fazermos, durante uma semana, direto, uma pauta positiva. Esta seria a primeira matéria a ser colocada em plenário.

O SR. RUBENS BUENO - Seria uma grande resposta ao País e ao Congresso Nacional!

O segundo assunto é com relação ao acidente da GOL, aquele triste acidente do choque das aeronaves, em que todos os passageiros vieram a falecer. Nós temos um projeto importante, para facilitar a investigação das autoridades. Há um movimento muito grande para que isso seja votado e que sejam dadas condições para que seja apurado e investigado em tempo. Trata-se de algo da maior importância, também para darmos uma resposta à sociedade brasileira.

O SR. PRESIDENTE (Henrique Eduardo Alves) - Se o Governo concordar e retirar as urgências constitucionais, a nossa ideia é esta: na última semana dos nossos trabalhos legislativos, nós votarmos segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, até quinta-feira, em sessões pela manhã, pela tarde e pela noite, para colocar em dia a pauta remanescente desta Casa.