CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 40.2022 Hora: 10:16 Fase: BC
Orador: ROGÉRIO PENINHA MENDONÇA, MDB-SC Data: 20/04/2022

O SR. ROGÉRIO PENINHA MENDONÇA (MDB - SC. Sem revisão do orador.) - Eu quero, inicialmente, fazer uma referência ao meu querido amigo Deputado Coronel Tadeu, que neste momento preside a sessão desta Casa. É uma honra eu estar aqui falando, no momento em que a Mesa é presidida pelo meu amigo Deputado Coronel Tadeu, com quem, aliás, tenho algumas bandeiras em comum. Uma delas é o Projeto de Lei nº 3.722, de 2012, ainda em tramitação nesta Casa, que prega a liberdade para aquisição de armas pelo cidadão de bem; a outra bandeira do amigo que eu também tenho, mesmo sendo do MDB, é ser bolsonarista de carteirinha ontem, hoje e sempre; e, além disso, também sou a favor da liberdade do nosso amigo Deputado Daniel Silveira. Já votei favoravelmente a S.Exa. e defendo, sem sombra de dúvida, essa liberdade.

Mas eu quero rapidamente, Deputado Coronel Tadeu, fazer uma referência muito rápida a um colega meu engenheiro agrônomo, o Dr. Aleksander Muniz, de cuja turma eu fui patrono de formatura no ano de 1998. Ele foi funcionário da EPAGRI igual a mim, e eu fui inclusive Presidente da EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. E ele agora está atuando na EMBRAPA da Amazônia Ocidental, onde faz um belíssimo trabalho de pesquisa em tecnologias sustentáveis, tecnologias que reduzem o custo de produção e aumentam a produção agrícola daquela região do Brasil - e vejam bem - também preservando o meio ambiente. Esse é mais um exemplo de que Santa Catarina envia seus técnicos que levam soluções para todo o Brasil.

Parabéns, Aleks, querido amigo, companheiro! Parabéns, EMBRAPA, também pelo belíssimo trabalho que faz pela agricultura brasileira.

Obrigado, Deputado Coronel Tadeu.