CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 390.2019 Hora: 22:44 Fase: OD
Orador: BENEDITA DA SILVA, PT-RJ Data: 27/11/2019

A SRA. BENEDITA DA SILVA (PT - RJ. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Presidente.

Eu não vou abrir mão, Deputado, porque esperei até agora exatamente porque meu assunto não tem nada a ver com futebol. Apesar disso, aproveito para parabenizar o Deputado Pedro Paulo e dizer que votamos com ele.

Sra. Presidenta, eu não poderia deixar de fazer a denúncia de um fato extremamente grave, dada a minha responsabilidade de exercer um mandato e o meu compromisso com o Movimento Negro Brasileiro: hoje, o Secretário Especial de Cultura, Roberto Alvim, nomeou Sérgio Nascimento de Camargo para o cargo de Presidente da Fundação Cultural Palmares.

Essa fundação - eu fui Relatora do projeto de sua criação, durante o Governo José Sarney - foi criada exatamente para fomentar a cultura da população negra e indígena. De modo que foi horrível saber que esse homem nomeado para presidir a Fundação Palmares, apesar de ser negro, diz que não existe escravidão e que está lá para acabar, extinguir o Movimento Negro Brasileiro. Ele diz que quer acabar com o negro burro esquerdopata.

Eu não entendo como esse homem pode dizer que a escravidão beneficiou a população negra. Isso é um deboche! E é perversidade nomear para tal cargo uma pessoa que não tem qualificação, que não conhece a história do Brasil e que ainda afronta os negros com essa forma de se dirigir a nós, chamando-nos de burros e dizendo que não vende capim. E todas essas afirmações se dirigem à população negra. Ele disse, ainda, que Zumbi não é herói, que ele nunca existiu e, portanto, nunca houve a Revolta dos Palmares.

É impossível aceitarmos isso, Sra. Presidente. Estamos indignados com essa nomeação e já estamos pedindo à população negra que se mobilize. Vamos fazer um abaixo-assinado. Não queremos esse Secretário e também não queremos esse Presidente da Fundação Cultural Palmares. Caso insistam em mantê-lo, vamos processá-lo pela prática de crime de racismo. Ele está agindo nessa direção - não há como dizer outra coisa -, e as pessoas, não só negros, mas também muitos brancos, estão se manifestando nas redes sociais e indagando como o Governo nomeia uma pessoa que tem esse comportamento.

Não podemos levar a sério uma coisa dessas. Vamos processá-los.

Muito obrigada.