CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 362.2019 Hora: 11:20 Fase: OD
Orador: ERIKA KOKAY, PT-DF Data: 07/11/2019

A SRA. ERIKA KOKAY (PT - DF. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - A Minoria apoia a proposição, esse marco nesses anos, para que se discuta e se faça o recorte da primeira infância, pela sua importância.

Achamos que esta não é uma discussão de futuro. Nós medimos o nosso presente por como são tratadas as nossas crianças. Eu me lembro de Betinho, quando dizia que quando não conseguimos mais ver numa criança uma criança é porque ela foi vítima de tantas violações que só conseguimos ver o que fizeram com ela.

Então, trata-se de ver em cada criança uma criança. Trata-se de, na condição do direito à infância, fazermos o recorte do período que é a primeira infância. Sob o ponto de vista afetivo, de socialização, cognitivo, enfim, sob os mais variados pontos de vista, a primeira infância é absolutamente relevante. Por isso, houve a preocupação da Presidenta Dilma com o Brasil Carinhoso, de possibilitar àquelas famílias que tivessem crianças menores ter também um aumento na própria Bolsa Família e haver mais creches.