CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 357.3.54.O Hora: 16:34 Fase: OD
Orador: MOREIRA MENDES, PSD-RO Data: 05/11/2013

O SR. MOREIRA MENDES (PSD-RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nós estamos concretizando hoje aqui, eu espero - e com maioria absoluta, quem sabe unanimidade - , o resgate, depois de uma briga histórica, absolutamente legítima, dos nossos Soldados da Borracha.

É bom contar um pouco da história para as pessoas lembrarem, sobretudo aqueles que nos veem hoje pela TV Câmara.

Na época da Segunda Guerra Mundial, muitos pracinhas brasileiros foram para a frente de batalha, mas muitos outros brasileiros enfrentaram uma outra batalha - as agruras da selva, as dificuldades da Amazônia, a malária, as doenças - para extrair da floresta a borracha, que serviu para o esforço de guerra, para fazer com que, com os aliados, a democracia acabasse vencendo.

Então, esta equiparação dos Soldados da Borracha que se faz hoje, através desta Proposta de Emenda Constitucional, é absolutamente legítima. E por isso é que eu quero conclamar todos os meus companheiros do PSD para que votem a favor desta matéria. Aproveito para parabenizar, pelo esforço, as bancadas do Acre, de Rondônia, do Amazonas, do Amapá, do Pará, de Roraima, que tanto lutaram para que esta proposta acabasse, como está aqui hoje, sendo debatida e, certamente, aprovada.

Vou votar a favor, porque é algo absolutamente legítimo. E repito, concluindo, Sr. Presidente, o chamado aos meus colegas do PSD para que votem favoravelmente a esta proposta de emenda constitucional.

O SR. PRESIDENTE (Marcio Bittar) - Obrigado, Deputado Moreira Mendes.