CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 35.2021.B Hora: 14:44 Fase: BC
Orador: PADRE JOÃO, PT-MG Data: 18/05/2021

O SR. PADRE JOÃO (PT - MG. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, colegas Deputadas e Deputados, há hoje uma enxurrada provocando uma erosão, o desmonte do Estado brasileiro. Como eu já fiz um pronunciamento em relação à privatização da ELETROBRAS, hoje quero trazer outro tema cruel em que nós não conseguimos avançar, que é o despejo em plena pandemia.

O Projeto de Lei nº 1.975, de 2020, dispõe sobre o impedimento de despejos durante a pandemia.

O que nós sabemos é que mais de 12 mil famílias foram despejadas em plena pandemia e 72 mil famílias estão ameaçadas de despejo. É muita crueldade!

O povo brasileiro tem que acordar para darmos um basta a esse desmonte. Não há um auxílio emergencial digno - ele não existe! Foram excluídos vários auxílios e não existe nada, é zero. Não há vacina, não se criam condições de emprego, de trabalho, e agora há o despejo. Nós estamos numa situação em que as pessoas não têm alimento. Mais de 20 milhões de brasileiros estão passando fome e são jogados na rua sem teto e sem comida. É muita crueldade!

Eu tenho me mantido, colegas Deputados, no isolamento, em respeito à situação de vulnerabilidade para todos.

Eu li uma frase, Deputado Joseildo Ramos, Deputado Leo de Brito e Deputada Rosa Neide, que é importante: "Quando a sociedade percebe que tem que ir para a rua, é porque o Governo é mais cruel, é mais violento do que o vírus". Eu estou percebendo isso, ou seja, que a crueldade, a letalidade deste Governo é maior do que o vírus. Estou percebendo que estamos no limite de ter que ir para as ruas, com os devidos cuidados, e não da forma como o genocida do Bolsonaro fez e vem fazendo. Nós temos que nos organizar para dar um basta nisso, porque, do contrário, não vai restar nada do Estado brasileiro.