CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 339.3.55.O Hora: 17:48 Fase: OD
Orador: WLADIMIR COSTA, SOLIDARIEDADE-PA Data: 08/11/2017

O SR. WLADIMIR COSTA (SD-PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Presidente Manato, saudações ao seu Estado, V.Exa. sempre atuante na Mesa da Câmara dos Deputados. Eu estou aqui atônito, literalmente atônito, sem entender o porquê e de onde veio uma ideia tão esdrúxula e até certo ponto monstruosa contra as mulheres e os homens que fazem a segurança pública no meu Brasil.

Eu falo pelo meu Estado do Pará. Falo em nome da nossa briosa Polícia Militar do Estado, fundada por Cel. Fontoura. Nas minhas palavras, quero homenagear aguerridos companheiros da segurança pública que estão exercendo mandato. Ali estão o nosso querido amigo Deputado Major Olimpio, do meu partido, o Solidariedade; o Deputado Laerte Bessa, delegado, também ecoando a sua voz; o Deputado Delegado Waldir; o Deputado Fraga, coronel; o Deputado Delegado Éder Mauro, do meu Estado do Pará; inúmeros e vários companheiros. Nós estamos unidos de mãos dadas e não vamos permitir essa atrocidade, essa perversidade, essa maldade, esse desrespeito contra os nossos policiais.

Em relação ao Projeto de Lei nº 4.471, de 2012, eu pergunto: por que este cérebro não apresentou um projeto para encarcerarmos cada vez mais estupradores, bandidos, latrocidas, sequestradores? Um cérebro tão aguçado como é o cérebro do Deputado Paulo Teixeira, do Partido dos Trabalhadores.

Estamos há muitos anos aqui. Ele já defendeu projetos consistentes, projetos importantes, mas eu não sei o que aconteceu com o Deputado Paulo Teixeira para de repente defender o PL 4.471/12, sobre o auto de resistência. Quem ele está defendendo? Ele está defendendo quem? O PCC? O Comando Vermelho? Os bandidos? Os estupradores? A quem interessa esse projeto do Deputado Paulo Teixeira? Eu não sei, minha gente. Eu prefiro acreditar que foi uma falha, uma falha humana. Não dormiu direito, não acordou legal.

Mas eu quero antecipar que eu, Wlad, do partido Solidariedade, meu colega Deputado Eduardo Bolsonaro, os delegados, os colegas de Norte a Sul, de Leste a Oeste do Brasil vamos hoje, aqui nesta Casa, sepultar esse projeto de lei sobre o auto de resistência, em que o policial, no exercício da função - defendendo a segurança pública, defendendo crianças, defendendo idosos, defendendo trabalhadores, defendendo tudo e todos, arriscando a sua vida numa troca de tiros -, vai ter que ser conduzido preso, se houver uma baixa do lado dos bandidos.

Imaginem o constrangimento, a imprensa cobrindo: "Policial mata bandido em legítima defesa de terceiros e em sua legítima defesa e é conduzido preso". Eu nunca vi uma coisa tão draconiana e até certo ponto hitlerista como esse perverso projeto que, em poucos minutos, nós iremos sepultar de forma definitiva.

A Polícia do Brasil seja Militar, Civil ou Federal merece respeito!

Muito obrigado, Presidente Carlos Manato.