CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 33.2022 Hora: 13:32 Fase: OD
Orador: JOSÉ GUIMARÃES, PT-CE Data: 07/04/2022

O SR. JOSÉ GUIMARÃES (PT - CE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Perfeitamente, Presidenta. V.Exa. sabe que tenho por V.Exa. um respeito grande. Já estamos convivendo há anos aqui e sempre primamos por uma relação de afeto, de respeito, como deveria ser entre todos nós desta Casa. Um grande abraço, Presidenta! Obrigado.

Mas, Sra. Presidenta, Sras. e Srs. Parlamentares, a minha fala é para registrar que neste momento de profunda crise que o Brasil vive, crise essa provocada por um Governo incompetente, mentiroso e cruel com o povo brasileiro, que levou o nosso País para o abismo, naufragaram todos! A dupla Bolsonaro e Paulo Guedes está inviabilizando o futuro do Brasil.

Eu conversava esses dias com os servidores do Banco Central que estão em greve neste momento, com os servidores da Receita Federal. Vejam: há uma greve desde o dia 1º de abril, e o Ministro da Economia e o Presidente do Banco Central se recusam a dialogar com os servidores, como se eles não fossem tão importantes para a economia brasileira. Essa greve é dos servidores do Banco Central, que muito prestam serviço à sociedade brasileira, o que pode agravar ainda essa crise brutal que o Brasil está vivendo.

Esta crise está levando o País a uma inflação de dois dígitos: já está acumulada em 10%. E por que acontece isso? Ora, o brasileiro recebe o salário em reais. Quando ele vai botar gasolina ou comprar um botijão de gás, está tudo dolarizado. Ele paga em dólar, e recebe em real! Evidentemente, não pode dar certo essa política econômica perversa, cruel, de um Ministro que não tem qualquer qualificação na gestão da economia brasileira.

Nós podemos discordar de vários Ministros que passaram pela nossa República na área econômica, mas todos tinham um plano. Você poderia discordar do Ministro Pedro Malan, do Ministro Guido Mantega, mas eles tinham plano, enfrentavam os problemas. Quando vinha uma crise, eles sabiam conduzir a economia brasileira, independentemente de concordarmos ou não com o que estava sendo sugerido.

O que este Governo fala do problema da inflação? Como é que o Governo não fala nada sobre a questão do desemprego, sobre a fome? O Brasil está sendo comprometido no seu futuro, porque tem um Governo ineficiente. Alguns ainda vêm aqui comemorar um Governo que tem 63% de rejeição. Como é que este Governo tem chance de ganhar uma eleição? A não ser que eu não entenda mais nada de eleição... Eu, que tenho quatro mandatos de Deputado Federal aqui, sei perfeitamente que um Presidente com uma rejeição de 63%...

Como vai ser? O que está sendo julgado é a política econômica dele. É a economia que está agravando a vida do povo. Vemos a situação de desespero das famílias nordestinas, que não têm como comprar um botijão de gás de 120 reais, 135 reais. É a gasolina, é tudo isso!

Portanto, este é um Governo que está desmoralizado internamente, porque não tem política econômica nenhuma. É claro que ele tem uma base forte aqui dentro, tem maioria aqui dentro, mas a sociedade brasileira está rejeitando a condução política e econômica dele. É por isso que há essa rejeição toda.

É por isso que as várias categorias vão entrar em greve, sim, porque o Governo não dialoga com ninguém. É um Governo eivado pelo sentimento autoritário e fascista de não reconhecer o papel das nossas instituições.

Estão privatizando tudo! Estão dilapidando até a ELETROBRAS, uma empresa estatal que tanta renda, que tanto emprego, que tanto fez pelos brasileiros e brasileiras com o Programa Luz para Todos. Eles estão vendendo, estão liquidando as nossas empresas públicas. Liquidaram a PETROBRAS, fecharam refinarias, dolarizaram o preço do petróleo, e a sociedade brasileira está pagando uma conta altíssima pela incompetência, pela má gestão e pela ineficiência das políticas produzidas pela dupla Paulo Guedes e Bolsonaro.

Por mais que alguns de sua base aqui digam que estão com ele, vão quebrar a cara, porque o Brasil não pode aceitar tanta mentira. E não aceita, muitas vezes, o que esta Casa está fazendo, ao votar leis que agridem o meio ambiente.

Ontem mesmo, na votação da urgência para o projeto de lei sobre as fake news, nós perdemos por oito votos, porque a base do Governo se mobilizou. Querem ganhar a eleição na base da mentira e de tudo aquilo que eles fizeram nessa rede de ilegalidades que construíram em 2018 e querem manter, com o gabinete do ódio, com as ameaças constantes que fazem aos democratas do Brasil, às pessoas que têm decência e que exercem atividade pública com decência.

Este é um Governo envolvido em vários escândalos e que faz de conta que eles não existem. Por que o Ministro da Educação caiu? Por causa do escândalo dos pastores. Mas é como se nada tivesse acontecido. Além disso, estão silenciando diante da miséria, da fome e, principalmente, do desespero das famílias brasileiras.

Sra. Presidenta, Sras. e Srs. Parlamentares, além dos temas de que tratamos aqui, eu quero hipotecar neste momento final do meu discurso, a minha solidariedade especialmente aos servidores do Banco Central, os quais, neste momento, levantam através da greve o seu protesto, o seu repúdio a um Governo e a um Presidente do Banco Central que não negocia, que não fala, que é todo imperial, como se os servidores do Banco Central não merecessem o reconhecimento pelos relevantes serviços que prestam à sociedade brasileira.

O Banco Central e a Receita Federal são instituições de ponta. Elas são estratégicas e precisam receber por parte do Governo respeito e consideração, porque têm servidores de Estado. Entra Governo, sai Governo, e esses profissionais permanecem, porque são servidores do público, são servidores do Brasil, da sociedade brasileira e devem merecer toda a nossa solidariedade e o nosso apoio.

Que possamos exigir do Governo e do Presidente do Banco Central a abertura de diálogo, uma mesa de negociação para que esses servidores possam colocar suas pautas em debate com o Governo.

Por último, Sr. Presidente, quero dizer que nós temos compromisso com o Brasil e com a democracia. Eu sou do Nordeste brasileiro e sei bem tudo de ruim que este Governo está fazendo com o Nordeste. Ele anda perambulando por lá sem apresentar nenhuma obra, não faz nada, mente todo dia no Nordeste brasileiro.

Sra. Presidenta, peço o registro nos Anais da Casa e no programa A Voz do Brasil deste meu pronunciamento.

Agradeço a V.Exa., pela Oposição, a oportunidade.

Muito obrigado, Sra. Presidenta.