CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 33.2022 Hora: 11:24 Fase: OD
Orador: EDUARDO BOLSONARO, PL-SP Data: 07/04/2022

O SR. EDUARDO BOLSONARO (PL - SP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Presidente, ultrapassada a votação, utilizo agora o tempo da Liderança do PL para tecer alguns comentários, desfazer algumas fake news - essas, sim, fake news, Deputada Rosangela -, e dizer que o pré-candidato - se é que será candidato - Lula, o ex-presidiário, uma pessoa que deveria estar na cadeia, Deputado Evair... Temos até dificuldade de explicar para um estrangeiro que não entende como é que a banda toca no Brasil como um sujeito como esse está solto e vai concorrer à Presidência da República. A quadrilha dele assaltou o Brasil facilmente em mais de 1 trilhão de reais, enquanto ele foi Presidente da República.

Entre as propostas de governo do Lula está a de confiscar as armas que foram compradas recentemente, durante as flexibilizações feitas pelo Presidente Bolsonaro.

Bem, o Estatuto do Desarmamento foi aprovado com a ajuda dos mensaleiros. Deu errado, porque nós vimos recordes de homicídios por arma de fogo. O Presidente Bolsonaro, então, foi no caminho oposto, deu o direito à legítima defesa às pessoas, e vimos, em 2019, uma queda recorde nesse crime. Houve cerca de 20% menos homicídios em 2019.

Nunca antes na história deste País, Deputada Erika Kokay, os homicídios caíram tanto como em 2019, com a flexibilização na posse de armas de fogo e também com a mudança na relação com o crime organizado. Há um áudio de um líder do PCC preso no Paraná, Deputada Erika, em que ele diz que tem saudade dos tempos passados, quando existiam diálogos cabulosos entre os Governos e o crime organizado. Então, o Brasil, hoje, enfrenta o crime, tanto é que a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, todos os anos, têm recorde na apreensão de drogas.

Mas não para por aí não! O Lula disse que vai também estatizar empresas eventualmente privatizadas. Mas aí dá para entender, não é? Como é que o ladrão vai roubar, se ele não tem mais empresa estatal onde colocar os seus apadrinhados?

O PT sobe ao palanque aqui, às vezes, Deputado Evair, para dizer que tem pena de pobre, que trabalha pelo social, patati-patatá e blá-blá-blá. O carteiro, que é um trabalhador humilde, estava pagando mais de 20% do salário, descontado em folha, para cobrir o rombo do POSTALIS, que chegou a mais de 7 bilhões de reais. Você precisa de um banco para movimentar tanto dinheiro. Mas o que acontecia? Eu falei do POSTALIS, mas poderia falar do FUNCEF, da Caixa; do PREVI, do Banco do Brasil, enfim, de vários outros fundos de pensão.

O pessoal do PT, para agradar o Hugo Chávez, comprava papel podre da Venezuela. Eu faço uma pergunta a todos: se vocês têm controle do seu dinheiro na iniciativa privada, vocês botam o seu dinheiro para comprar papel da Venezuela, que tem a maior inflação do mundo, o país que agora está mais pobre do que o Haiti? E não é minha opinião, não, são os fatos. Os números estão mostrando isso.

Eu acho que as privatizações vêm muito bem para evitar que se pague mais tributo para sustentar serviços ineficientes. Quando o dinheiro é nosso, está no seu bolso, trabalhador, você sabe dar valor a ele e traça as suas prioridades.

Mas o Lula não parou por aí, Deputado Evair. Ele agora está abertamente falando a favor do aborto, dizendo que o problema são as mulheres ricas que vão para Alemanha abortar. Pelo amor de Deus! Um bebê não consegue se defender! Não há ninguém para falar por ele. Quem faz aborto comete a maior covardia que pode acontecer na humanidade, que é matar um feto dentro da barriga da mãe.

Eu postei recentemente o vídeo de uma senhora, essa, sim, exemplar, filha de prostituta e que teve o seu primeiro filho aos 15 anos. Ela diz, nesse vídeo, que ela se sente orgulhosa, porque ela superou os desafios da sua vida. Em vez de jogar o jogo fácil e abortar ou, de repente, entregar o seu filho para alguém fazer qualquer maldade, ela preferiu trabalhar e superar as dificuldades, e hoje em dia ela tem muito orgulho do filho que criou - inclusive me disseram que ele é um youtuber de sucesso.

Mas eu me pergunto, Deputado Luiz Lima, onde o Lula está fazendo campanha, porque o Brasil é um país majoritariamente cristão, e ele está falando abertamente sobre o aborto, está falando abertamente que vai acabar com a possibilidade de legítima defesa das pessoas, que vai colocar o MTST em uma posição central no seu Governo.

Antigamente, no Brasil, havia centenas de invasões de terras por ano - centenas! - na época de FHC, Lula e Dilma. Em 2019, primeiro ano do Governo Bolsonaro, o número de invasões caiu para cinco. Sabem por quê? Há um tripé aí. Primeiro, o Presidente Bolsonaro garantiu a legítima defesa aos fazendeiros, permitindo que a posse de arma de fogo valesse em toda a sua propriedade, e não somente na casa construída. Depois ele cortou dinheiro de ONGs. Há um discurso emblemático dele aqui em uma Comissão, em que ele diz ao pessoal de direitos humanos que, se ele fosse eleito Presidente, eles não iam receber um centavo. Eles iam ter que trabalhar. Esse pessoal de ONGs e direitos humanos sobrevivem da desgraça dos policiais. Ele está cumprindo a promessa. E, por último, entregou títulos de terra.

O Mato Grosso, por exemplo, registra, desde o começo do Governo Bolsonaro, zero invasão de terra - alô, Mato Grosso! Lá houve zero invasão de terra, desde que o Bolsonaro assumiu. O Deputado Estadual Gilberto Cattani era um assentado. Essa é a origem dele. E ele diz que o Governo Bolsonaro entregou mais títulos de terra do que todos os últimos Presidentes somados desde FHC. Então, se pegarmos o número de títulos de terras entregues por FHC e somarmos com os entregues por Lula, Dilma e Temer, não chegaremos ao total de títulos entregues nos 3 anos de Governo Bolsonaro. E há uma pandemia no meio do caminho.

Mas o Lula não parou por aí, não! Ele está atacando a classe média agora. Eu não preciso fazer nada, eu só preciso mostrar os vídeos do Lula nas minhas redes sociais. Lula, eu sou o seu robô. Lula, eu estou postando os seus vídeos, porque você está falando tanta besteira que eu não preciso nem falar nada. Eu só pego o seu vídeo e digo: "Veja aqui, minha senhora. Você concorda com o assassinato de bebês na barriga das mães?" Veja aqui o líder nas pesquisas, o que vai ganhar no primeiro turno, com 200% dos votos no primeiro turno, o Lula.

Aí depois eu faço o mesmo com um atirador, um policial, o pessoal que gosta de ter direito a legítima defesa, o pessoal que protege suas próprias famílias, porque, no Brasil, nem todo mundo tem dinheiro como o Luciano Huck ou a autoridade do Deputado Marcelo Freixo para andar com segurança armada, com escolta. Quem faz a segurança do brasileiro são os pais e as mães de família. Eu mostro o vídeo para eles e digo: "Sabe aquela 9 milímetros que você comprou? O Lula vai querer confiscar".

Então, é só deixar o Lula falar. O Lula está criando uma massa de multiplicadores que vai trabalhar pela eleição de Bolsonaro e dos bolsonaristas pelo Brasil inteiro. Eles estão repetindo a dose de 2018. Vai ser mais um tiro no pé. Às vezes, você até encontra gente de esquerda dizendo: "Poxa, Lula, não critica a classe média, não".

Como é o nome daquela filósofa do PT que criticou a classe média, Deputada Soraya? Ela disse: "Eu odeio... É a Marilena Chaui, filósofa do PT. Está concorrendo com a Marcia Tiburi. Há um vídeo em que ela diz: "Eu odeio a classe média!" Eu não sei quem é pior, porque a Marcia Tiburi diz que vê lógica no assalto e, quando sai do Brasil, ela se muda para os Estados Unidos. Olhem a loucura desse pessoal! Mas, quanto ao Lula, é só postar os vídeos dele que está indo tudo certo.

E, para terminar neste 1 minuto e meio que me falta, para não extrapolar o tempo da Liderança... Estou até mal-acostumado, Deputada Soraya Santos. Peço licença para falar do seu partido, o PL. A maior bancada da Câmara agora é a do PL. Esse tempo para falar como Líder realmente eu nunca tive.

Para finalizar, antes que me acusem de torturador por falar a verdade, quero dizer que o Lula ainda está falando em regulamentar a mídia.

Eu peço a atenção de vocês. Graças a Deus já vi vídeos de pessoas, principalmente da imprensa local, o tipo de imprensa que não era acostumada a ser abastecida com repasses do Governo Federal ou com publicidades estatais, criticando o Lula nesse tema.

Reparem, a Esquerda aqui vive dizendo que o preço da gasolina está alto, que o preço da carne está assim. O Bolsonaro toma todas as medidas possíveis, reduz tributo, movimenta o Governo para aprovar uma nova lei aqui para recalcular o preço da gasolina. E isso acontece porque o PT roubou o dinheiro das refinarias. Se tivéssemos as três refinarias que o PT prometeu aqui no Brasil, não estaríamos com esse problema na gasolina hoje. O problema estaria muito mais suave certamente.

No Brasil, os problemas da gasolina, da carne e da inflação afetam todo mundo. E o que este Parlamento vota? O PL 2.630, para tratar de fake news. Na verdade, é para tratar de censura. Eu não vou ser hipócrita ao falar aqui não. O Relator é o Deputado Orlando Silva, do PCdoB. Ele teve o trabalho de ouvir todo mundo. Muitos pontos positivos foram inseridos no projeto. Mas ainda assim será que a prioridade, a 5 meses da eleição, é reduzir os direitos das pessoas nas redes sociais?

Aqui não tem bobo. Aqui se der uma luva de boxe para as pessoas, vai ter gente consertando relógio e dando nó em pingo d'água. Será que ter a Esquerda apoiando um projeto como esse é do que o Brasil precisa? Onde está a ordem de prioridades?

Ontem ganhamos uma primeira batalha. Rejeitamos o regime de urgência desse projeto que visa minar os conservadores bolsonaristas e certamente afetará o Centro, se um dia vier a se indispor com a Esquerda. Seguiremos atentos.

Presidente, muito obrigado pela benevolência. Espero não ter torturado os meus amigos de esquerda aqui.

Bom dia.