CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 33.2020 Hora: 11:16 Fase: OD
Orador: ERIKA KOKAY, PT-DF Data: 12/03/2020

A SRA. ERIKA KOKAY (PT - DF. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - O Governo não consegue esconder a sua crueldade e fica, permanentemente, tentando a mesma toada de responsabilizar o PT e estimular um discurso de ódio.

Disse bem o Deputado Vicentinho. O veto, ontem, foi derrubado por mais de 300 Parlamentares - a bancada do PT não é deste tamanho; e por mais de 40 Senadores - a bancada do PT no Senado também não é deste tamanho.

Agora, dobrem a língua para falar do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Lula tirou o Brasil da fome. Lula possibilitou que milhões de brasileiros e brasileiras tivessem acesso ao Bolsa Família. Lula fez com que o Brasil pudesse assumir a sua grandeza e, a partir daí, fez com que nós tivéssemos pleno emprego. A Previdência era superavitária! Esses dados eles tentam esconder.

O PT foi retirado da Presidência da República por um golpe há 4 anos, mas, em verdade, houve um golpe que começou há 5 anos. Como eles não conseguem dar resposta - o dólar chegou a 5 reais! É inédito! O dólar chegou a 5 reais! -, como o Brasil não consegue conter inclusive o seu desarranjo fiscal, eles penalizam os trabalhadores e trabalhadoras.

Os recursos do BPC vão direto para a economia. Não são recursos do rentismo, do qual o Sr. Guedes faz parte - o Sr. Guedes recebe um auxílio-moradia de quase 8 mil reais e no seu Ministério três assessores, apenas, tiveram, por participação em conselhos, uma renda de quase 500 mil reais.

Mas não se combate a sonegação. Não se taxam as grandes fortunas. Não se taxam juros e dividendos neste País. o Brasil é um dos únicos países do mundo que faz isso. Aliás, não há nem proposta de reforma tributária do Governo.

E vêm aqui para dizer que isso é discurso da Oposição? A Oposição e o PT têm um compromisso com o povo pobre deste País - isso é inegável - e acham que nós não podemos retirar recursos de quem já não tem para fazer com que este seja o paraíso dos banqueiros. Eles lucraram durante o Governo Lula, como também lucrou o agronegócio, mas o povo brasileiro tinha dignidade: andava de avião, podia colocar o filho em uma faculdade, em uma universidade. Hoje, nós estamos vivenciando o Governo da necropolítica, a crueldade.

Derrubemos, pois, quantos vetos for necessário, até porque o ex-Ministro que foi apeado do poder por Jair Bolsonaro veio aqui dizer, ontem, que havia um custo e um impacto financeiro de 60 bilhões. Mentiu! Mentiu!

Aliás, parece que é norma neste País a mentira, porque o próprio levantamento da assessoria de Governo apontou um impacto de 11 bilhões. Hoje, nos jornais, está-se falando de um impacto de 20 bilhões. É impacto, realmente, possibilitar a vida para pessoas com deficiência em extrema pobreza? Possibilitar a vida para idosos? Isso é impacto? Isso se precifica?

Não é mercadoria.

Não adianta mercadorizar as vidas, porque nós temos elementos como a água, a energia e o próprio direito das mulheres. "Ah, nós não somos mercadoria", como dizem as arpilleras, que estão com uma belíssima exposição aqui no Espaço do Servidor, no Anexo 2, e queriam realizar uma sessão solene no dia de hoje. Vieram para isso, para dizer que a dor de Brumadinho e que a dor de Mariana se transformaram no fio da resistência com o bordado dessas mulheres que decidiram optar pela vida.