CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 319.2.54.O Hora: 14:06 Fase: PE
Orador: MAURO BENEVIDES, PMDB-CE Data: 22/11/2012

O SR. MAURO BENEVIDES (PMDB-CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, na movimentada tarde-noite de ontem, esta Casa deliberou sobre várias proposições, a exemplo do projeto de lei complementar de interesse das defensorias públicas, projeto que alcançou o sufrágio positivo de 289 Parlamentares, caracterizando, portanto, inquestionável maioria absoluta.

O Vale Cultura, igualmente, foi outra matéria acolhida pelo Plenário, prosseguindo seu trâmite à decisão do Senado Federal, no contexto do bicameralismo imperante entre nós.

Chegando ao Poder Executivo, certamente a Ministra Marta Suplicy se incumbirá de obter a sanção respectiva, já que há demonstrada, inequivocamente, a intenção de projetar aquela importante Pasta no contexto dos demais órgãos governamentais.

Disponho-me, Sr. Presidente, ao fazer o presente registro, a sugerir àquela auxiliar direta da Presidenta Dilma Rousseff, o apoio às academias de letras de todo o País, muitas das quais sem condições financeiras para cumprir os seus nobres objetivos institucionais.

Seria, pois, mais uma iniciativa de larga ressonância em condições de merecer aplausos indiscrepantes dos que compõem aquelas Arcádias, a primeira das quais, a do Ceará, hierarquicamente considerada a mais antiga do País, antecedendo a própria Casa de Machado de Assis, na qual toma assento, entre outros, luminares como o próprio Presidente do Congresso, Senador José Sarney.

Fica, portanto, Sr. Presidente, essa sugestão para que a Ministra Marta Suplicy obtenha do Poder Central condições de ajudar o funcionamento das academias de letras de todo o País.