CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 313.2019 Hora: 18:52 Fase: BC
Orador: MARCON, PT-RS Data: 09/10/2019

O SR. MARCON (PT - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é ruim ouvir uma prosa dessas, quando uma mulher está presidindo a Câmara Federal. Não deveria haver cota, mas deveria ser dado espaço para as mulheres. Elas não são pegas nos corredores ou na rua para serem candidatas. Tem que se construir e dar espaço nos partidos para elas não serem laranjas, para concorrerem à vaga seja onde for, no Executivo e no Legislativo. Quem tem prosa igual a essa é machista.

Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ontem esta Câmara, juntamente com o Senado, votou o PLN 18, que é muito grave para o Brasil e para o Rio Grande do Sul. Quero aqui conversar com meus colegas gaúchos. Ontem à noite, o PLN tirou 26 milhões de reais das universidades públicas federais do Rio Grande do Sul, retirou 6 milhões dos institutos federais, das escolas técnicas federais. A bancada gaúcha, no ano passado, colocou emendas para o trecho da BR-285 para interligar com Santa Catarina. Foi retirado 90% do recurso. Em relação à BR-448, para ligar a cidade de Portão, foi retirado 90% do recurso para fazer o estudo de viabilidade.

Hoje, aqui em Brasília, encontra-se o Prefeito e a representação dos Municípios de Canela e de Três Coroas. Foram tirados da Rota Romântica 18 milhões de reais. Além disso, no conjunto, foram tirados 750 milhões de reais das rodovias federais. Não vai mais haver recurso nem para o Rio Grande do Sul nem para o Brasil para a conservação das nossas rodovias. Tirou-se também em torno de 1 bilhão da educação.

Eu solicitei hoje de manhã, na Comissão da Agricultura, a informação sobre onde vão ser colocados os 400 milhões de reais que se diz que estão no Ministério da Agricultura. Esse dinheiro é para comprar - foram comprados em atacado - os Deputados para votarem contra o povo brasileiro.

O SR. FLÁVIO NOGUEIRA (PDT - PI) - Quero fazer uma questão de ordem, Sra. Presidente.

O SR. MARCON (PT - RS) - Essa foi uma compra dos Deputados para votar contra o povo e a favor da reforma da Previdência.

Vim aqui ontem falar de recursos para a educação. Na época da Dilma e do Lula, havia o PAR - Plano de Ações Articuladas, para que os Municípios fossem beneficiados; na agricultura, havia o PAC máquina; na integração, havia recursos.

E ontem, foram 3 bilhões de reais para comprar Deputados. Uma parte dos brasileiros vai ser atendida e a outra parte vai ficar sem nada. São os Prefeitos que pagam essa conta. É o povo que paga essa conta.

Deixo aqui o meu repúdio, porque eu entendo que o dinheiro público é para toda a população e não para os Deputados que se vendem para votar contra o povo brasileiro.

Gostaria que meu discurso fosse divulgado no programa A Voz do Brasil, Sra. Presidenta.