CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 301.2019 Hora: 15:48 Fase: BC
Orador: MARCEL VAN HATTEM, NOVO-RS Data: 02/10/2019

O SR. MARCEL VAN HATTEM (NOVO - RS. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente, Deputado Rafael Motta, a quem agradeço a oportunidade de falar durante esta sessão, o que faço para celebrar a grande vitória que a sociedade brasileira teve hoje, na Comissão de Viação e Transportes, por obra do Relator, Deputado Lucas Gonzalez, do nosso Partido Novo, impedindo que mais uma interferência indevida do Estado, por meio do legislador, viesse a prejudicar companhias que surgiram justamente por causa do avanço tecnológico, garantindo milhares de empregos e, principalmente, a mobilidade de tantos cidadãos no Brasil todo.

Milhões de brasileiros usam, hoje, transportes por aplicativo, e havia um projeto de lei limitando em no máximo 10% aquilo que as companhias poderiam receber das tarifas cobradas dos passageiros.

As companhias - por exemplo, a Uber - em geral, hoje, são deficitárias, têm prejuízos enormes. No ano passado, a Uber teve todos os resultados auditados e teve mais de 5 bilhões de dólares de prejuízo, justamente porque o mercado é altamente competitivo, e elas ainda estão buscando a fórmula correta para conciliar lucro com bom atendimento ao consumidor - consumidor, que, aliás, antes não utilizava serviços de táxi, e essas empresas, muitas vezes, são vistas como diretamente concorrentes dos táxis, embora não o sejam. Eu sou um que dificilmente usava táxi e passei a utilizar o Uber. E muitos brasileiros deixaram de utilizar carros, poluindo, inclusive, menos, porque não utilizam seus próprios carros desnecessariamente para fazer trajetos, muitas vezes, curtos e utilizam serviços de transporte por aplicativos.

Então, eu quero saudar, por esta grande vitória que o Partido Novo concedeu ao Brasil, com uma votação de 16 a 8, o Parlamento brasileiro e quero lamentar o tom jocoso de alguns Deputados, do Deputado Paulo Guedes, do PT, por exemplo, que perguntou se o Deputado Marcel Van Hattem estava indo correndo para dar força para os outros Deputados.

Na verdade, os Deputados do NOVO todos demonstraram excelente trabalho.

Nós temos trabalhado individualmente e coletivamente em todas as Comissões.

Eu nem sequer poderia vir correndo. Como V.Exas. sabem - viram ontem -, estou em cadeira de rodas e de muletas esses dias. Ainda assim, vim o mais rápido possível, não para me defender de um ataque jocoso, mas, pelo contrário, Deputado Celso Maldaner, para celebrar essa grande vitória junto com os meus colegas do Partido Novo. Essa grande vitória é muito mais do que uma vitória do partido ou do Parlamento; é uma vitória de todos os brasileiros.

Parabenizo, portanto, esta Casa Legislativa e, em especial - reforço mais uma vez -, o nosso colega mineiro Deputado Lucas Gonzalez.

Muito obrigado, Sr. Presidente.