CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 3.2020.N Hora: 18:20 Fase: OD
Orador: ALCEU MOREIRA, MDB-RS Data: 04/03/2020

O SR. ALCEU MOREIRA (Bloco/MDB - RS. Para discursar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Parlamentares, a primeira manifestação que quero fazer é de agradecimento ao Presidente do Senado, por ter agilizado, com todos os seus pares, no Senado, a aprovação da Medida Provisória nº 897, de 2019, que é a medida provisória que redefine o crédito do agropecuário brasileiro.

Foi uma sessão muito bonita, porque mostrou a articulação, o compromisso com a Nação. Todos sabem que o tempo era exíguo. Mas, mesmo assim, conseguimos isso ao meio-dia.

Eu queria fazer esse agradecimento, em nome da Frente Parlamentar da Agricultura, a todos os Senadores que contribuíram com isso.

A segunda questão é com relação ao que nós estamos discutindo agora. Três fatores, meu Presidente, são de fundamental importância para nós termos certeza da continuidade do sucesso do agro brasileiro: a defesa sanitária, a assistência técnica e a extensão rural e a questão da pesquisa. Isso é de fundamental importância para nós.

Portanto, desde que saiu o veto orçamentário, nós argumentamos na FPA que este veto nós derrubaríamos. Mas tivemos, de pronto, do Governo a concordância com isso. Conversamos com os Líderes. E veio o discurso da Oposição cantando louros, como se fosse uma vitória deles.

Vocês não tem voto para isso! Esse acordo só foi feito com quem tinha voto. Nós tínhamos voto para fazer esse acordo. Fizemos o acordo para contemplar a nossa EMBRAPA com recurso para a pesquisa, porque a pesquisa são os olhos do futuro do agro brasileiro.

Obrigado a todos aqueles que contribuíram para construir esta vitória, que não é contra ninguém; é a favor da pesquisa do agro brasileiro.

Obrigado.