CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 293.4.54.O Hora: 20:20 Fase: OD
Orador: GIVALDO CARIMBÃO, PROS-AL Data: 16/12/2014

O SR. GIVALDO CARIMBÃO (Bloco/PROS-AL. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é matéria sobre o PROS. Eu quero fazer um apelo a todos os partidos. O PROS tinha 21 Deputados. Nós só elegemos agora 11 Deputados. É óbvio que houve uma queda da minha bancada. Claro que não é justo que o PROS continue com uma estrutura que tinha antes.

Há, naturalmente, em todos os partidos, números que sobem e descem. Eu quero fazer um apelo a todos os companheiros, pois o PROS está perdendo grande parte dos cargos. Mas eu entendo que é normal! Somos 513 Deputados. Aumentou o número de partidos e, obviamente, aumentou o número de Deputados por partidos - há mais na Câmara Federal. Alguns vão perder e outros vão ganhar. É muito difícil um consenso entre todos, porque alguém vai ganhar e alguém vai perder.

Quero fazer um apelo aos nossos companheiros para que votem a matéria. Como eu estou perdendo, o PROS está perdendo parte da estrutura da Liderança. É justo! Se se passa de 21 Deputados para 11, perde-se espaço físico. É óbvio que eu tenho estrutura para 21 Deputados. Para 11, eu tenho essa consciência! Mas ninguém quer perder. Todo mundo só quer ganhar.

Eu quero fazer um apelo aos companheiros para que façam uma concessão e entendam que, obviamente, será para todo mundo. Não é justo aumentar mais cargos na Casa. Eu sou vítima! Estou perdendo, mas aceito por entender que diminuiu a minha bancada.