CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 278.2018 Hora: 14:32 Fase: PE
Orador: HILDO ROCHA, MDB-MA Data: 20/12/2018

O SR. HILDO ROCHA (MDB - MA. Sem revisão do orador.) - Deputado Fabio Garcia, que preside esta sessão, é uma alegria muito grande poder fazer este pronunciamento numa sessão presidida por V.Exa. Jovem Parlamentar, não quis mais ser nosso colega Deputado. Se tivesse sido candidato, teria sido o Deputado Federal mais votado de Mato Grosso. Preferiu ir para a outra Casa, o Senado, onde V.Exa. irá também ajudar o povo do seu Estado, juntamente com o Senador que se elegeu, Jaime Campos, um homem de família tradicional na política de Mato Grosso. V.Exa. foi para a chapa de Jaime Campos justamente para sacramentar a eleição do seu candidato a Governador e também garantir a vitória de Jaime Campos, que tem grande experiência e volta ao Senado para ajudar o povo de Mato Grosso. V.Exa. é reconhecidamente uma pessoa de grandes qualidades, como ser humano, como profissional, como representante do povo de Mato Grosso.

O SR. PRESIDENTE (Fabio Garcia. DEM - MT) - Obrigado.

O SR. HILDO ROCHA (MDB - MA) - Eu queria inclusive convidar novamente V.Exa. para ir ao nosso Estado no próximo sábado. Já o convidei pessoalmente, mas V.Exa. tem compromisso em São Paulo. V.Exa. poderia dar o ar da sua graça, engrandecendo o Maranhão com sua presença no próximo sábado, quando vamos inaugurar, na nossa capital, São Luís, a Ilha do Amor, uma das mais importantes obras do Governo do Presidente Temer em nossa cidade. Várias obras foram realizadas ao longo deste Governo. As pessoas, às vezes, não têm conhecimento disso.

Será entregue no próximo sábado, dia 22 de dezembro, um grande presente de Natal para a cidade de São Luís, para os ludovicenses, os são-luisenses, a obra de requalificação do Complexo da Deodoro. A obra ficou muito bonita. Foram investidos ali quase 20 milhões de reais do Tesouro federal. O Presidente Temer liberou esses recursos, mas, sem dúvida nenhuma, o trabalho da Dra. Kátia Bogéa, Presidente do IPHAN, foi fundamental para que este antigo sonho nosso, antigo sonho dos maranhenses, dos são-luisenses, dos ludovicenses, fosse realizado: a modernização da Praça Deodoro e da Praça do Pantheon. Ambas as praças estavam abandonadas, sujas.

Além disso, estão sendo requalificadas as Alamedas Silva Maia e Gomes de Castro. São artérias ligadas à Praça do Pantheon e à Praça Deodoro. Também está sendo feita a modernização que torna viável o maior centro comercial de nossa cidade de São Luís, a Rua Grande, um shopping aberto. Essa obra também está sendo feita com recursos do Governo Federal, graças ao empenho, à dedicação da Presidente do IPHAN, a Dra. Kátia Bogéa.

Logicamente, junto a ela há toda uma equipe que a tem ajudado em sua administração, assim como a Superintendência do IPHAN no Maranhão, muito bem representada por Maurício Itapary, um funcionário do quadro, que tem feito um trabalho espetacular. Kátia, incansável, buscou os recursos orçamentários. Nós, de uma maneira ou de outra, conseguimos também ajudar. O Deputado Hildo Rocha conseguiu oferecer ajuda para que ela pudesse fazer essa obra, que é importante demais para São Luís. Essa obra vai manter vivo o nosso patrimônio cultural, patrimônio tombado pelo IPHAN ainda na época do Governo Roseana Sarney e, depois, reconhecido mundialmente pela UNESCO.

Portanto, São Luís é patrimônio histórico cultural mundial, graças aos próprios maranhenses, que conseguiram ao longo dos anos manter de maneira viva todo o nosso acervo patrimonial naquela belíssima cidade, onde tive o prazer de nascer. Deus me fez ludovicense, são-luisense. Eu tenho a grande felicidade, Sr. Presidente, de ter nascido e me criado naquela cidade de muitos encantos, amores e histórias, histórias centenárias, histórias seculares, que fizeram com que São Luís fosse um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Graças a esse trabalho do Governo do Presidente Temer, com a dedicação da Presidente do IPHAN, Kátia Bogéa, com o apoio do Deputado Hildo Rocha, do Senador João Alberto e de outros Parlamentares, com o apoio também do ex-Presidente José Sarney, que muito contribuiu, buscando de forma bastante acentuada criar condições para que a nossa querida Kátia Bogéa pudesse realizar essa obra. É lógico que há também o apoio do Prefeito da Capital, São Luís. O Prefeito Edivaldo Holanda viu que, apesar da necessidade da obra, da requalificação, a Prefeitura não teria condições de realizá-la. Fez então uma parceria institucional, ofereceu também condições, facilitou o trabalho do IPHAN. Mas o recurso é federal.

Estaremos lá neste sábado, dia 22, junto com o Ministro da Cultura, junto com o Ministro da Secretaria de Governo, o Ministro Marun, que vai representar o Presidente Michel Temer, vai estar conosco, prestigiando todos nós da bancada do MDB do Maranhão, que muito ajudou o Presidente Temer a conseguir esses recursos. E assim ajudamos a nossa Presidente Kátia Bogéa a fazer com que essa obra se tornasse realidade, ajudamos para que não faltassem os recursos necessários à realização da obra.

Estiveram aqui conosco os dirigentes lojistas de São Luís, da Associação Comercial do Maranhão, e nós os levamos até o Presidente Temer, buscando viabilizar essa importante obra para a cidade de São Luís.

Reconheço que outros Deputados também ajudaram nessa empreitada, que é importantíssima para São Luís. São Luís está recebendo uma obra de grande relevância, que vai ajudar na geração de empregos, na melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem nas proximidades do Complexo da Deodoro. Portanto, é uma obra fantástica.

Eu utilizo este espaço, Sr. Presidente, para justamente enaltecer o Presidente Michel Temer e agradecer demais a ele por nos ter dado condições para que pudéssemos realizar essa obra em São Luís. Quero também agradecer à Presidente do IPHAN, a Dra. Kátia Bogéa, por essa obra magnífica para a cidade de São Luís, além da obra da Rua Grande, que está quase pronta, e os recursos necessários para se concluir a obra já existem. Está bem avançado o serviço da Rua Grande.

Além disso, vamos fazer a reforma, a requalificação da Praça João Lisboa. Nesse ato, acredito que a Presidente do IPHAN, que também conseguiu os recursos para essa outra obra, fará o anúncio a respeito dessa praça, que é muito importante para todos nós maranhenses, todos nós ludovicenses. Essas localidades representam cartões-postais que embelezam cada vez mais a nossa cidade de São Luís.

Quero aproveitar estes últimos minutos, Sr. Presidente, para pedir que este nosso pronunciamento seja divulgado pelo programa A Voz do Brasil e para desejar um feliz Natal a todos os que estão nos acompanhando, neste momento, pelas redes sociais, pela TV Câmara, pela Rádio Câmara. Desejo que Jesus abençoe os lares de todos os senhores, senhoras, jovens, idosos, crianças do Brasil inteiro e que os servidores desta Casa que nos tem apoiado ao longo deste mandato também tenham um Natal abençoado. Desejo um feliz 2019 para todos!

Cumprimento, com muita alegria, o meu amigo Deputado Alfredo Kaefer, um dos Deputados mais bem capacitados do nosso País, principalmente na área de economia. Ele muito contribuiu conosco na Comissão Especial da Reforma Tributária. Levou ideias, e essas ideias foram incorporadas ao projeto do nosso amigo Deputado Luiz Carlos Hauly, que é conterrâneo dele.

Receba os nossos cumprimentos, Deputado, que hoje também está se despedindo aqui da Câmara. Um abraço!

Feliz Natal para todos!