CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 277.2018 Hora: 10:56 Fase: BC
Orador: FELIPE SOUZA, PTN-AM Data: 20/12/2018

O SR. FELIPE SOUZA (PTN - AM. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, inicialmente quero agradecer a Deus a oportunidade de estar aqui nesta Casa como Deputado Federal, cargo que assumi para um breve mandato. Já exerci dois mandatos como Vereador na cidade de Manaus. Antes de vir para cá, estava como Vice-Presidente da Câmara Municipal. Nesta última eleição, fui eleito Deputado Estadual.

No dia de ontem, protocolei requerimento solicitando informações junto ao Ministro dos Transportes com relação à BR-319, cujas obras já vêm há muitos anos e há muitos governos arrastando-se sem finalização. É uma rodovia muito importante para a minha região, para o meu Estado, o Amazonas.

Então, estou solicitando informações sobre quais são as prioridades em relação à BR-319; se há previsão de recursos para as obras planejadas e onde estão rubricados; se já existem obras contratadas ou em execução; e quais os prazos para a execução dessas obras. Já tenho uma audiência marcada com o Ministro dos Transportes, estarei com S.Exa.

No mês de janeiro, também farei uma visita ao novo Ministro, no sentido de cobrar celeridade para que o Estado do Amazonas tenha enfim a sua ligação, por meio terrestre, com o restante do nosso País, com todo o Brasil, para que possamos escoar a nossa produção.

Muito por conta disso a Zona Franca de Manaus vive hoje um dos seus piores momentos, vive uma grave crise. Vivemos o tempo todo tentando blindar-nos com relação aos incentivos fiscais, porque também temos dificuldade de escoar a produção. Então, é preciso ter um olhar carinhoso para o Amazonas; é preciso enxergá-lo como parte de todo o nosso Brasil, assim como ele é. Para isso, é preciso que haja uma atenção especial deste Parlamento e de todo o País.

Aproveito a oportunidade para dizer que também farei uma visita à Sra. Maria Carmem, Superintendente do Programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica, para tratar desse grave incêndio que ocorreu na cidade de Manaus, mais especificamente no bairro Educandos, onde quase 600 famílias tiveram as suas casas destruídas, totalmente consumidas pelo fogo. Eram famílias carentes, e as pessoas perderam tudo o que tinham. Então, irei lá para tratar de um programa de médio e longo prazo para a construção das casas dessas famílias carentes.

No mais quero agradecer a todos vocês, agradecer a Deus a oportunidade de ter estado aqui neste Parlamento, de ter participado de sessões como as de ontem, a do Congresso Nacional e a extraordinária da Câmara Federal.

Tenho dito, Sra. Presidente.

E quero dar como lido o meu discurso.

Muito obrigado a todos.