CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 277.2018 Hora: 10:36 Fase: BC
Orador: JÔ MORAES, PCDOB-MG Data: 20/12/2018

A SRA. JÔ MORAES (PCdoB - MG. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Bom dia a todas e a todos.

Sra. Presidente, que honra poder falar enquanto V.Exa., Deputada Janete Capiberibe, preside os trabalhos desta Casa!

Eu queria neste momento fazer uma homenagem muito especial àqueles que desafiam as dificuldades para fazer das crianças deste País pessoas que sobem ao pódio, que representam a força e a criatividade. Digo isso porque quero fazer uma homenagem muito especial a um programa de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, através do trabalho que é realizado com atletas jovens, meninas e meninos da periferia de Belo Horizonte, sob a coordenação da Profa. Kátia.

Quero saudar os alunos Lucas Santiago, Ludmila Andrade, Leonardo Freitas, Tamires Rebeca, que recentemente subiram ao pódio em diferentes campeonatos internacionais, mostrando que a juventude do Brasil quer vencer, tem coragem, tem capacidade e dedicação.

Ao fazer esta homenagem ao programa de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais na área de educação física e de fisioterapia, saudando a Profa. Kátia, quero também cumprimentar a Reitora Sandra. Ela enfrenta o processo de construção de uma universidade que é um verdadeiro Município, tamanho o número de pessoas e de desafios que se apresentam, mas tem a capacidade de conduzir, apesar das imensas dificuldades, a universidade pública, suas parcerias na área de saúde, na área da agropecuária, na área da tecnologia de alto nível, como é a experiência do Prof. Luiz Henrique no Programa Antártico Brasileiro.

Esses professores, essas professoras, esses alunos, esses técnicos administrativos demonstram ao País que nós temos que investir e garantir para todas as universidades federais a qualidade e o orçamento necessário. Será em torno delas que o Brasil poderá retomar uma perspectiva desenvolvimentista e atingir um grande patamar na educação científica, um grande patamar de produtor de ciência e tecnologia - porque o futuro depende dos investimentos em educação, em ciência e em tecnologia.

Parabéns aos professores e aos reitores das universidades federais.

Parabéns, em especial, à Universidade Federal de Minas Gerais.

Solicito que o meu discurso seja registrado nos Anais da Casa.