CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 275.2019 Hora: 17:04 Fase: OD
Orador: BENEDITA DA SILVA, PT-RJ Data: 17/09/2019

A SRA. BENEDITA DA SILVA (PT - RJ. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sra. Presidenta, Sras. e Srs. Deputados, nós estamos não perplexos: estamos vendo um projeto que acaba de ser sancionado. Trata-se do projeto que nós havíamos debatido nesta Casa a respeito do uso de arma pelo proprietário rural somente dentro do seu estabelecimento. Hoje, com a sanção do projeto, a liberação passa a se estender para todo o território.

De acordo com as regras atuais do Estatuto do Desarmamento, o dono de uma fazenda, por exemplo, só poderia manter a arma dentro da propriedade. No entanto, com a sanção que aconteceu hoje, amplia-se essa possibilidade. E o que vemos são comemorações neste plenário no dia de hoje.

Nós precisamos de segurança pública, mas entendemos que essa liberação de armas só trará mais conflitos ao campo. As pessoas que não dispõem de uma arma a cada dia são assassinadas. É um engodo, portanto, achar que com mais armas as pessoas vão conseguir proteger sua propriedade e sua família.

Portanto, nós protestamos contra a iniciativa do Presidente Bolsonaro de sancionar este projeto aprovado na Câmara.