CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 271.2018 Hora: 13:20 Fase: OD
Orador: ERIKA KOKAY, PT-DF Data: 13/12/2018

A SRA. ERIKA KOKAY (PT - DF. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Esta matéria estava para ser apreciada por esta Casa ontem. E, no dia de ontem, a bancada do Partido dos Trabalhadores estabeleceu uma negociação, na qual um de seus destaques foi aceito. Nós achamos que é um destaque relevante para o projeto, para a própria proposição. E estava acordada como condição a apreciação desta matéria ainda no dia de ontem.

Tem razão e guarda coerência a fala do Deputado Chico Alencar, ao dizer que, nas quintas-feiras, nós trabalhamos sempre uma pauta consensual. No entanto, como já estava firmado pela bancada do Partido dos Trabalhadores, no dia de ontem, esse consenso acerca desta proposição, com as modificações que foram aceitas, nós estamos mantendo a posição para honrar os acordos que foram feitos.

Aliás, a postura de honrar os acordos não é a norma daquele que vai assumir a Presidência da República, até porque ele diz que irá impor uma reforma da Previdência, mas nunca deixou isso claro durante o processo eleitoral. Ele disse que não iria mais extinguir o Ministério do Trabalho e agora está dizendo que vai extingui-lo. Portanto, nós não queremos nos espelhar naqueles que iludem, mentem e desconstroem as próprias palavras, como o Presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Assim, nós estamos mantendo o acordo que foi firmado no dia anterior e estaremos aqui para apreciar a matéria.