CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 26.2021 Hora: 17:44 Fase: OD
Orador: PAULÃO, PT-AL Data: 23/03/2021

O SR. PAULÃO (PT - AL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, alguns Parlamentares cujo discurso ouvi podem até ter jovialidade, mas têm o discurso carcomido do velho Milton Friedman, da visão clássica liberal, que hoje o mundo já não usa mais. Em consonância com o que estamos discutindo aqui, o segundo homem mais rico do mundo, o Bill Gates, faz uma reflexão: se houver um debate entre a economia e a vida, é necessário priorizar a vida.

Eu quero aqui parabenizar o Relator deste projeto, o Deputado José Nelto, que teve um papel singular, ouvindo, fazendo lives inclusive com os setores diretamente, com presença não só dos profissionais, que estão nessa expectativa de direito, mas também de superintendentes de HU - inclusive, eu tive oportunidade de participar delas. Ele foi um Relator muito democrático e paciente, fez uma discussão que perpassa os vários partidos. Tanto que, como percebemos, nesta Casa um único partido está criando obstrução.

Este projeto é fundamental para os hospitais universitários. Há quase 2 anos os profissionais fizeram um concurso, pelo modelo EBSERH Nacional, e não pelo modelo do Regime Jurídico Único, com expectativa de direito. No momento em que vivemos a plenitude da pandemia, inclusive com a nova cepa, os hospitais universitários têm, portanto, um papel singular no enfrentamento à pandemia. E o Deputado José Nelto, com o projeto do Senador Wellington Fagundes, discute, sim, as supernovas, que foram as universidades criadas no ano passado, já com previsão orçamentária e financeira. Temos prédios, temos equipamentos, mas falta pessoal.

Hipocrisia é discutir a autonomia do Banco Central. Hipocrisia é discutir a Lei de Cabotagem. Hipocrisia é aprovar a Lei do Gás de afogadilho. Hipocrisia é defender privatizações importantes como a dos Correios, da PETROBRAS e do Banco do Brasil. Este é o debate. Que Estado queremos? Que políticas públicas queremos? Queremos políticas públicas para fazer a defesa da vida, e não da morte, porque o desemprego...

(Desligamento automático do microfone.)