CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 26.2021 Hora: 17:36 Fase: OD
Orador: CÉLIO MOURA, PT-TO Data: 23/03/2021

O SR. CÉLIO MOURA (PT - TO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu gostaria de falar sobre a importância do PLP 266 principalmente para quem mora em cidades do interior do Brasil. Ele atenderá cinco novas universidades - uma em Parnaíba, no norte do Piauí; outra em Rondonópolis, no centro de Mato Grosso; duas em Goiás, em Catalão e em Rio Verde; e uma no norte de Tocantins, na Região do Bico do Papagaio -, além dos hospitais universitários, que têm uma importância muito grande na saúde pública, principalmente neste momento, quando nós vivemos a maior crise sanitária da história do Brasil.

Portanto, eu peço aos nobres pares, aos Deputados Federais do meu Estado de Tocantins e do Brasil todo, que votemos a favor do relatório do Deputado José Nelto, para que possamos instrumentalizar, com funcionários, com professores, essas universidades, que já estão prontas, porque são campi universitários de universidades já existentes.

Eu peço ao NOVO que pense bem no bem-estar do povo brasileiro e, principalmente, na ciência, que está sofrendo neste momento. Há falta de médicos, de paramédicos, de enfermeiros treinados para atender a população, que morre em todo o Brasil, principalmente nas cidades do interior.

Portanto, vamos votar a favor do relatório do Deputado José Nelto, para fazer com que a ciência possa exercer sua função novamente, a partir desta oportunidade do PLP 266.

Gostaria que minha fala fosse divulgada pelo programa A Voz do Brasil, Sr. Presidente.

Muito obrigado.