CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 220.1.54.O Hora: 18:09 Fase: CP
Orador: WILSON FILHO, PMDB-PB Data: 25/08/2011

O SR. WILSON FILHO (PMDB-PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Deputado Amauri Teixeira, Sras. e Srs. Deputados, pessoas que neste momento assistem a esta sessão em todos os cantos do País, venho a esta tribuna na tarde de hoje, quase noite, para falar ao meu Estado e ao Brasil sobre o andamento de dois projetos de minha autoria que tratam da defesa da juventude.

Sr. Presidente, sou representante do Congresso Nacional no Conselho Nacional da Juventude e sou representante do povo paraibano nesta Casa e tenho a obrigação de defender uma classe para a qual somente a partir desta Legislatura estão olhando - e posso falar com muita ênfase - os legisladores e os representantes do povo. Na    Paraíba, por exemplo, dos seus quase 4 milhões de habitantes, 1 milhão são jovens entre 16 e 25 anos.

Esses dois projetos visam beneficiar os jovens e estudantes não só do Estado da Paraíba, mas também do Brasil. Um deles diz respeito ao passe livre estudantil, atualmente em tramitação nas Comissões desta Casa, e que vem recebendo o apoio constante de Vereadores, Deputados Estaduais, lideranças do Estado e de pessoas que acreditam que, como acontece em Brasília, no Rio de Janeiro e em outras cidades do Brasil, os estudantes de João Pessoa, de Campina Grande e das demais cidades do Estado da Paraíba merecem ter o direito de receber o passe livre estudantil.

O estudante que comprovar baixa renda não precisa e não deve ter mais despesa com transporte público coletivo.

O segundo projeto trata da nacionalização da validade da carteira de estudante. Em primeiro lugar, a carteira de estudante não é respeitada nem dentro do próprio Estado em que é emitida. Em shows, em espetáculos e em outros eventos em que apresenta a carteira de estudante, o estudante não recebe o desconto a que tem direito. Imaginem, então, o estudante da Paraíba que, chegando a Pernambuco ou ao Rio Grande do Norte, não tem direito à carteira de estudante. É como se ele não fosse estudante.

Já temos o apoio da Câmara Municipal de Campina Grande; o apoio da Câmara Municipal de Cajazeiras; o apoio do povo paraibano e, com certeza, de todos os estudantes brasileiros para esse projeto que visa fazer com que a carteira de estudante emitida pelos órgãos competentes e autorizados tenha validade em todo o País, porque o estudante que nasceu na Paraíba não deixa de ser estudante só porque eventualmente está em Brasília.

Com a carteira de estudante, é possível não só o acesso à cultura e ao esporte, mas também ao transporte público.

É nessa linha, Sr. Presidente, que estamos trabalhando. Estamos trabalhando pela juventude paraibana e pela juventude brasileira, sempre reiterando no plenário do Congresso Nacional, na tribuna mais democrática do País, que educação é prioridade.

O passe livre estudantil e a carteira de estudante estão vinculados diretamente à melhoria da educação brasileira.

Peço a ajuda não apenas do nobre Presidente, mas de todos os Srs. Deputados aqui presentes, do Deputado Amauri Teixeira, do Deputado Renan Filho, do Deputado Reguffe.

Deputado Reguffe, V.Exa. sabe que Brasília, a Capital do País, que é uma cidade rica, já tem o passe livre estudantil. No entanto, os estudantes do meu Estado, a Paraíba, ainda não dispõem desse direito.

Peço a ajuda de V.Exa., Sr. Presidente, e de todos os presentes para que, juntos, o povo paraibano e o povo brasileiro, façamos com que os jovens de todo o Brasil tenham o direito ao passe livre estudantil e à carteira de estudante válida em todo o território brasileiro.

Se Deus quiser, os estudantes passarão a ter, sim, seus direitos respeitados.

Muito obrigado, Sr. Presidente.