CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 218.2019 Hora: 15:16 Fase: BC
Orador: MARIA DO ROSÁRIO, PT-RS Data: 14/08/2019

A SRA. MARIA DO ROSÁRIO (PT - RS. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Presidente Baleia Rossi, pela oportunidade de, nesta tarde, também fazer a minha homenagem à Marcha das Margaridas.

Brasília está tomada por mulheres que vêm de todos os cantos do nosso Brasil, do interior do nosso Brasil, de cada Estado. E elas vêm em homenagem à Margarida Alves, em homenagem a todas as lutadoras da Pátria, aquelas que carregam seus filhos nos braços, as mulheres jovens ou idosas, as mulheres negras, indígenas, brancas, as trabalhadoras do campo, sobretudo, e da cidade. Elas vêm em protesto contra a reforma trabalhista, contra a reforma da Previdência, mas elas vêm, sobretudo, para propor um Brasil com dignidade. Essa dignidade significa enfrentar o veneno, os agrotóxicos, significa defender a vida, defender a Nação brasileira de toda exploração que está colocada.

Sr. Presidente, é um grande orgulho para a Capital do Brasil receber essas mulheres, porque elas são as donas da Pátria, são as mães gentis desta Pátria consolidada.

Por isso, eu quero dar boas-vindas à Marcha das Margaridas e renovar o meu agradecimento à Câmara do Deputados por ter aprovado o Projeto de Lei n° 4.288, de 2016, que insere Margarida Alves entre as heroínas da Pátria. Este foi um projeto de lei que tive a oportunidade de apresentar.

Peço ao Presidente do Senado que coloque a matéria em votação, para que possamos deixar registrada para o Brasil a importância dessa mulher, uma sindicalista do interior da Paraíba que foi barbaramente assassinada, uma mulher que fez 600 ações trabalhistas em defesa dos trabalhadores. Tratava-se de uma pessoa com pouco letramento, mas com muita sabedoria. Ela merece de nossa parte essa homenagem. É uma das heroínas do Brasil, como tantas e tantas mulheres das quais não sabemos o nome, mas sabemos que têm o coração desta Pátria, o coração brasileiro. São mães brasileiras, mulheres do Brasil.

Bem-vinda, Marcha das Margaridas!

Muito obrigada.