CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 213.3.55.O Hora: 18:00 Fase: BC
Orador: LOBBE NETO, PSDB-SP Data: 14/08/2017

O SR. LOBBE NETO (PSDB-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Parlamentares, na próxima reunião da Comissão de Educação, na quarta-feira, discutiremos o projeto dos reajustes das bolsas de mestrado e doutorado. O Relator desta matéria é o Deputado Pedro Cunha Lima, que apresentará parecer favorável.

Já tivemos audiência pública sobre esse tema, que é importantíssimo. Se queremos investir em educação, em ciência, tecnologia e pesquisa, faz-se necessário o reajuste, pelo menos anual, dessas bolsas, que não recebem reajuste há mais de 5 anos. Essa falta de reajuste é muito ruim para os pesquisadores do Brasil, tanto para aqueles que estão iniciando a pesquisa, como para aqueles que já estão como mestres e doutores, considerando que temos reajuste de combustível, de alimento, de energia, de aluguel. Infelizmente, as bolsas não são reajustadas, e no dia a dia eles ficam defasados no seu ganho.

Por outro lado, os nossos institutos, as nossas entidades de fomento ligadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia estão cancelando algumas bolsas. Isso é um absurdo, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares.

Eu peço ao Ministro da área e ao Governo Federal de modo geral que se sensibilizem com os nossos pesquisadores brasileiros, que continuem investindo em educação e em pesquisa, não apenas numa propaganda, num discurso, mas efetivamente, para que a Nação brasileira tenha pesquisadores à altura da competitividade globalizada, para que os nossos produtos possam ser diferenciados e ter valor agregado para competir neste mundo em que nós vivemos. O único caminho para isso é o da educação, da ciência, da tecnologia e da pesquisa.

Venho, portanto, solicitar novamente ao Governo Federal que volte atrás nessa questão das bolsas para os nossos mestres e doutores.

Obrigado.