CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 212.2019 Hora: 17:40 Fase: CP
Orador: CORONEL CHRISÓSTOMO, PSL-RO Data: 08/08/2019

O SR. CORONEL CHRISÓSTOMO (PSL - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Muito grato, Sr. Presidente Bibo Nunes, grande homem da comunicação no Rio Grande do Sul. Eu diria que é o homem da televisão mais visto no Estado do Rio Grande do Sul, onde eu vivi por 9 anos, trabalhando no Exército Brasileiro. Muito obrigado pela oportunidade de falar ao povo de Rondônia.

Venho hoje a esta tribuna de outra forma: venho pedir o entendimento não apenas à população, mas também aos nossos governantes, aos nossos Parlamentares, à sociedade em geral, não só da minha Capital, Porto Velho, como também de todos os Municípios. Nós somos 52 Municípios em Rondônia.

Precisamos estar entendidos para buscar a conciliação. Temos que buscar a conciliação do Governador para baixo e até o Governador. Não podemos estar voltados para ciumeiras, não podemos deixar de entender que somos todos cidadãos rondonienses voltados para atender às questões e às necessidades dos nossos Municípios e do Estado. Não podemos nos voltar uns contra os outros, levando a crer que uns são importantes e outros, não. Todos são importantes! Cada um tem um ato, e esse ato, acoplado ao de outro Parlamentar ou de outro governante, é muito importante. A soma dos esforços é que vai levar Rondônia ao crescimento e a ser mais respeitada por todos. É disso que precisamos. É disso que Rondônia precisa para encontrar o melhor ponto de equilíbrio e, assim, possamos mostrar o valor do Estado, um Estado que é novo, que ainda não tem 40 anos.

É hora de voltarmos nossas forças, nossas vontades, nossos projetos, para Rondônia e seus Municípios crescerem. Nossas dificuldades são muito grandes, mas nossas dificuldades não estão nas ideias de cada um. Nossas dificuldades estão materializadas nos bairros de Porto Velho, na Zona Leste e na Zona Sul. Em todos os cantos de Porto Velho, há problemas. Em muitos Municípios, existem muitos problemas. Eu não vou citar todos os problemas, apenas um, que é especial: a falta de saneamento básico. Precisamos fazer o saneamento básico.

Vamos unir as forças do Governador e de quem lhe estiver abaixo, porque precisamos uns dos outros. Nosso Estado precisa sair da mazela que é a falta de saneamento básico. O saneamento básico representa a saúde principalmente para nossas crianças.

Sr. Presidente, não sei se V.Exa. vive as dificuldades da falta de saneamento básico no Rio Grande do Sul. Meu Estado de Rondônia sofre. Muitas crianças estão deixando de viver: muitas delas têm perdido a vida. A falta de saneamento básico tem tirado a vida das crianças. Esta é a verdade!

Srs. Governantes de Rondônia, Srs. Parlamentares, Srs. Vereadores, vamos nos unir! Rondônia, vamos nos unir! Esta é a hora. O tempo é este.

Nós temos nosso Presidente Jair Bolsonaro, um homem voltado para ajudar o povo brasileiro. O Presidente Bolsonaro não quer tirar nada de ninguém, como aconteceu no passado. Ele não quer falcatruas. Bolsonaro é o Presidente da nova ordem, alguém que quer as coisas corretas. Quem não quiser o que é correto não fará parte deste Governo, não fará parte das ações públicas positivas.

O Brasil mudou e continua mudando rapidamente. Ontem, votamos a reforma da Previdência. A proposta da Nova Previdência já não está mais nesta Casa: foi encaminhada para o Senado Federal. Nós fizemos, nesta Casa, nossa parte, nosso trabalho.

V.Exa., Sr. Presidente, e eu sempre votamos "sim" à reforma da Previdência, porque votamos a favor dos brasileiros, votamos a favor do Rio Grande do Sul e de Rondônia.

Conte comigo, Rondônia!

Conte comigo, Governo Marcos Rocha!

Estou aqui para ajudar nosso povo, em prol de uma vida melhor para todas as nossas famílias.

Sr. Presidente, peço a V.Exa. que autorize a divulgação do meu pronunciamento pelo programa A Voz do Brasil, para que todos os rondonienses tomem conhecimento e me deem retorno, para eu saber se minha fala está atendendo ao meu povo, ou se tenho que mudar, se minha fala precisa ser diferente. Pode ser que eu não esteja chegando ao coração do povo ou que eu esteja equivocado. Às vezes, isso acontece. Mas, no meu entendimento, minhas convicções são muito pertinentes, porque não dá mais para continuar como dantes. O Brasil está sendo transformado para os brasileiros.

Que assim seja!

Fiquem com Deus!

Até outra oportunidade!

Muito obrigado.