CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 212.2019 Hora: 14:32 Fase: PE
Orador: DANIEL TRZECIAK, PSDB-RS Data: 08/08/2019

O SR. DANIEL TRZECIAK (PSDB - RS. Sem revisão do orador.) - Boa tarde, Presidente. Boa tarde, colegas Deputados Federais.

Hoje, 8 de agosto, é um dia muito especial e importante. Há 50 anos, no dia 8 de agosto de 1969, criava-se a Universidade Federal de Pelotas. Ela completa hoje, portanto, 50 anos de atividade. Neste momento, quero me dirigir a todos os servidores, a todos os professores, a todos os estudantes da Universidade Federal de Pelotas, que desempenham um excelente trabalho na UFPEL. Sabemos que a educação passa por um momento difícil, e a Universidade Federal de Pelotas é um exemplo para tantas universidades públicas do nosso Brasil.

Trago alguns dados que demonstram a importância da Universidade Federal de Pelotas não só para a região sul do Rio Grande do Sul mas também para todo o Brasil. Ela oferece 92 cursos de graduação presencial, quatro cursos a distância, 27 cursos de especialização, 44 cursos de mestrado, 27 cursos de doutorado. Além disso, a Universidade Federal de Pelotas é responsável pelo Hospital Escola, em que todo o atendimento é feito pelo SUS. Há também serviços oferecidos pela Faculdade de Odontologia, que é uma referência para todo o Rio Grande do Sul. Ela conta também com quatro unidades básicas de saúde, que oferecem tratamento a pessoas com câncer, HIV, autismo, entre outros.

A Universidade Federal de Pelotas, não tenho dúvida, merece todo o nosso reconhecimento. Mais do que isso, ela merece o nosso trabalho, o nosso empenho nesta Casa, a nossa luta pela valorização da educação de ensino superior.

Parabenizo de forma muito especial o Reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Curi Hallal. Mando o meu abraço a todos os servidores, aos professores e aos mais de 17 mil estudantes universitários oriundos de todo o Brasil que escolheram estudar na Universidade Federal de Pelotas para ter, com certeza, um futuro melhor, em favor também de todo o País.

Parabéns, UFPEL, pelos 50 anos!