CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 209.2.55.O Hora: 22:18 Fase: BC
Orador: LUIS CARLOS HEINZE, PP-RS Data: 29/08/2016

O SR. LUIS CARLOS HEINZE (Bloco/PP-RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em primeiro lugar eu queria cumprimentar a Deputada Tereza Cristina pela firmeza e persistência demonstradas na votação da medida provisória anterior. Quero registrar que eu participei de algumas reuniões com ela e posso dizer que foi um trabalho competente o que ela fez junto ao Banco Central e aos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, conseguindo que fosse editada aquela medida provisória que, de certa forma, vai ajudar os produtores rurais de todo o Brasil.

Em segundo lugar, Sr. Presidente, com relação à reforma dos Ministérios, estou vendo a Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário - sob a gestão do Secretário José Ricardo Roseno, um engenheiro agrônomo, colega meu - fazer um excelente trabalho. Não é preciso ser Ministério para aplicar recursos e fazer o que precisa ser feito.

A mesma coisa ocorre no INCRA, que tem um novo Presidente, uma nova direção, uma nova orientação. Lá, sem a ideologia, está-se fazendo a mesma coisa. Então, não há necessidade de um Ministério para se aplicar recurso e fazer o que é preciso.

É extremamente importante que a orientação esteja sendo dada com muito menos gente, acabando com a mamata de cooperativas fraudulentas que recebiam dinheiro de forma escusa para dar assistência a assentados. Hoje, o recurso vai para a EMATER, que tem técnicos no Brasil inteiro. Cada Estado tem que fazer isso.

Portanto, sem a ideologia esses setores estão funcionando.

Muito obrigado.