CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 207.2019 Hora: 22:36 Fase: OD
Orador: ZECA DIRCEU, PT-PR Data: 06/08/2019

O SR. ZECA DIRCEU (PT - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero aproveitar o intervalo da votação para trazer uma reflexão importante: o Governo Federal, com muita pirotecnia, anunciou o Programa Mais Médicos pelo Brasil.

Eu li atentamente a medida provisória, a cujo texto vamos apresentar uma série de emendas até amanhã. Mas eu entendo que é também uma reflexão da Frente Parlamentar pela ampliação dos cursos de medicina.

O programa não cumpre o que Bolsonaro prometeu na campanha e o que tem sido até hoje estranhamente divulgado pelo Ministro da Saúde, ou seja, não cria uma carreira de Estado para os médicos brasileiros. Vão criar uma agência, uma estatal, para contratar médicos que podem ser demitidos a qualquer momento e uma agência que pode até ser extinta. Trata-se de fake news. O programa não resolve o espaço vazio deixado pela destruição do Mais Médicos.

Hoje nós temos milhares de vagas, aproximadamente 2 mil vagas, ainda não preenchidas pela ausência dos médicos cubanos no Programa Mais Médicos.

Não se trata de uma discussão ideológica. Não me venham aqui debater sobre o sistema político de Cuba. O que está nos preocupando e o que temos que discutir é o atendimento à saúde de cada brasileiro e de cada brasileira, coisa que não está acontecendo, em razão dos erros e das atitudes grotescas em relação ao Mais Médicos, ausência que não será resolvida com esse programa. Para mim, essa história de Mais Médicos pelo Brasil é, na verdade, uma fake news.

Vamos estar aqui para fazer as mudanças necessárias, pensando no Brasil, pensando na saúde, mas jamais concordando com qualquer tipo de mentira ou principalmente com a privatização do Sistema Único de Saúde, que é o que parecer estar acontecendo.