CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 204.4.54.O Hora: 15:03 Fase: PE
Orador: DUDU LUIZ EDUARDO, PSDC-RJ Data: 17/07/2014


O SR. DUDU LUIZ EDUARDO (Bloco/PSDC-RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quanto ao discurso que eu fazia, agradeço a tolerância de V.Exa.. O prazo era de 1 minuto, e eu falei durante 3 minutos.

Sras. e Srs. Deputados, eu falava sobre segurança pública. A segurança pública não pode ser maquiada, tem que ser bem aparelhada e bem instruída. Dessa forma, o nosso Estado do Rio de Janeiro pode ter segurança pública de qualidade. Como eu dizia, a nossa segurança não pode se estabelecer só em época de Copa do Mundo. Vamos manter uma política de segurança pública para o nosso Estado do Rio de Janeiro.

Mas, Sr. Presidente, eu volto a esta tribuna agora para dizer que estou muito feliz com o Projeto de Lei nº 1.920, de 2011, de autoria do grande Deputado Walney Rocha, do Rio de Janeiro. Eu tive o incomensurável prazer de ser o Relator dessa proposição.

É um projeto, Sras. e Srs. Deputados, de grande alcance para o nosso Estado do Rio de Janeiro. Quero parabenizar o Deputado Walney Rocha, da cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. É um homem de luta, um homem trabalhador, um homem puro, que idealizou esse projeto para o nosso Estado. Com o PL 1.920, acabam as vistorias de veículos automotores no Estado do Rio de Janeiro.

Sr. Presidente, eu tive o prazer de ser o Relator dessa matéria. O meu parecer foi favorável não só ao projeto, mas também ao povo carioca. É uma vergonha o povo carioca naquelas grandes filas em unidades do DETRAN, nos postos de CIRETRANS. Jornais, a televisão, o rádio informam que operações policiais prendem, no caso, mais de cem pessoas. É um poço de corrupção! Esse projeto vai ao encontro do combate total à corrupção. Sempre há alguém para dar um jeitinho para se fazer vistoria em carro.

Eu vi, um tempo atrás, matéria do Fantástico que informava que havia lugar que alugava pneu a dono de veículo para que o carro passasse na vistoria. Esse projeto dá o basta a isso. Com esse projeto, começa a valer o respeito à população. O trabalhador carioca perde um dia inteiro numa fila, e muitas vezes não consegue que seja feita a vistoria do seu carro.

Quem é da minha querida cidade de Petrópolis liga para o DETRAN do Rio de Janeiro, cujo sistema é falho, e pede o agendamento. Como é informado de que não se está fazendo a vistoria porque está tudo lotado, tem que ir a Paraíba do Sul, Três Rios ou Areal para fazer a vistoria.

Sr. Presidente, sinto-me lisonjeado de ser Deputado Federal, de fazer parte desta Casa e dizer que sou Relator do PL 1.920.

Estava aqui o Deputado Paes Landim, que passou a ser o Relator desse projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. É um projeto que tem caráter conclusivo nas Comissões. Sendo assim, infelizmente não passa pelo Plenário desta Casa. Se passasse, os 513 Deputados pares teriam orgulho de votar a favor de uma libertação para o Estado do Rio de Janeiro, para o povo carioca, que faz parte do coração brasileiro.

Conclamo o Deputado Paes Landim para que dê parecer favorável à matéria na Comissão de Constituição e Justiça, a fim de que, no ano que vem, passe a valer esse projeto, que beneficia o povo.

Sr. Presidente, agradeço a V.Exa., com muito carinho, o registro e peço sua força. V.Exa. tem-me orientado nesta Casa. Nos quatro cantos desta Casa, eu paro para conversar e pegar conselhos. Ajude-me, nós precisamos levar uma universidade federal para a nossa cidade de Petrópolis.

Muito obrigado.