CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 201.3.54.O Hora: 17:44 Fase: GE
Orador: JANETE CAPIBERIBE, PSB-AP Data: 09/07/2013

A SRA. JANETE CAPIBERIBE (PSB-AP. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu quero fazer uma saudação, dar as boas-vindas aos Prefeitos que se encontram aqui em Brasília em busca de solução para problemas em seus Municípios e, ao mesmo tempo, dizer que a pauta indígena está nas ruas exigindo que a sociedade e os governos atuem para barrar o genocídio causado pelo poder econômico.

A violência contra os índios cresceu 217% em um ano. É urgente que esta Casa arquive a Proposta de Emenda à Constituição nº 215, de 2000, a Proposta de Emenda à Constituição nº 237, de 2013, e o Projeto de Lei nº 1.610, de 1996, e outras propostas que vão tornar ainda mais injusta a opressão do poder econômico sobre a minoria de brasileiros indígenas.

É dever do Estado devolver aos índios as terras que lhes sejam suficientes para viver conforme sua tradição e cultura, especialmente aos índios do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Só assim vamos reparar as injustiças cometidas durante séculos, como fomos indenizados nós os que sofremos os abusos da ditadura civil-militar.

Obrigada.