CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 193.1.55.O Hora: 10:06 Fase: BC
Orador: VALDIR COLATTO, PMDB-SC Data: 09/07/2015

O SR. VALDIR COLATTO (Bloco/PMDB-SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, eu queria deixar registrado nos Anais desta Casa que ontem a Comissão de Agricultura rejeitou projeto de lei que proíbe perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animais em rodeios ou eventos parecidos. Esses rodeios são uma tradição em todo o País, não só no Rio Grande do Sul, e nós reprovamos o projeto do Deputado Ricardo Tripoli que proibia os rodeios. Então, os gaúchos podem ficar tranquilos, porque poderão continuar fazendo os seus rodeios em todo o Brasil.

Sr. Presidente, há também alguns requerimentos importantes na Comissão da Agricultura, mas eu queria falar hoje sobre o artigo que nós enviamos à imprensa, intitulado Pensando o Brasil e desatando nós. Nele nós falamos de situações em que precisamos realmente desatar a economia brasileira da situação em que ela está. Nós discutimos vários assuntos, como política, economia, dificuldades financeiras do Brasil, que está com suas atividades amarradas. É preciso, no entanto, que nós pensemos o País um pouco menos ideologicamente. Por isso, apelo para o meu partido, o PMDB - já o fiz na bancada - e para o Vice-Presidente Michel Temer, a fim de que olhem para isso.

Do jeito que o Governo hoje está pensando a economia, está atrapalhando aqueles que querem produzir, trabalhar, gerar emprego e pagar impostos. E como atrapalha, Sr. Presidente? Atrapalha com a burocracia, que trava este País em todos os setores.

Nós criamos a Frente Parlamentar da Desburocratização para ver se tiramos do País essa carimbagem que existe para se fazer qualquer atividade. Quando se precisa das atividades do Governo, não encontramos respaldo, o Governo atrapalha.

Quanto à questão ambiental, à questão trabalhista, à questão fundiária, enfim, nós temos enormes projetos na área de geração de energia, de construção de hotéis, enfim, projetos de todos os tipos, em todos os setores da economia, mas eles batem na trave, porque, quando se precisa dos órgãos públicos, as coisas não andam pela burocracia imposta neste País.

Eu acho que é o momento de nós fazermos algo. Não é preciso fazer nada muito forte para mudar a economia do Brasil, basta deixar a economia andar, deixar o brasileiro trabalhar e produzir, fazer com que haja menos gente se infiltrando e se colocando contra a agricultura, proibindo, proibindo e proibindo. Nós temos que fazer com que o Brasil e a economia possam andar, com que o brasileiro possa trabalhar. Assim nós conseguiremos fazer com que a economia se destrave sozinha, gere empregos e aumente a arrecadação de impostos.

Os empregos estão caindo dia a dia no Brasil, Sr. Presidente. Nós precisamos fazer com que o Brasil ande. Para andar, ele tem que produzir. Se não produzir, nós temos as dificuldades que hoje nos são impostas: juros estratosféricos, chegando no cartão de crédito a mais de 300% ao ano, em outros tipos de empréstimos, a mais de 120% ao ano. Quem é que consegue trabalhar e produzir com esse Custo Brasil? Com esse custo de juros, de impostos, aumento do combustível, aumento da energia, não há quem possa tocar a vida neste País, se nós não o destravarmos.

Por isso, queria desta tribuna apelar para o Vice-Presidente Michel Temer, no sentido de que faça com que o Brasil esqueça as ideologias e faça o Brasil andar. Desate, solte as rédeas deste País, para que a economia possa, realmente, produzir. Aí, sim, nós vamos sair da dificuldade, gerando emprego, gerando riqueza, recolhendo impostos, e o Brasil sairá do atoleiro econômico.

Obrigado, Sr. Presidente.