CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 191.2.54.O Hora: 10:02 Fase: BC
Orador: DARCÍSIO PERONDI, PMDB-RS Data: 05/07/2012

O SR. DARCÍSIO PERONDI (PMDB-RS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, na noite de ontem, esta Casa corrigiu a brutal injustiça causada por um erro grosseiro do Ministério do Planejamento, ao votar a Medida Provisória nº 568.

Fiz parte da Comissão Mista que analisou e consertou essa medida provisória.

A proposta tem ações que promovem 19 categorias funcionais do Governo Federal. Porém, surpreendentemente, o Ministério do Planejamento reduzia, em até 50%, o salário de todos os médicos e veterinários do serviço federal.

Trabalhamos fortemente e corrigimos a medida provisória. O Governo reconheceu o erro depois de muito trabalho - o Relator-Geral, o Senador Eduardo Braga, foi gigante, e o Sub-Relator, o Deputado Osmar Serraglio, do meu partido, o PMDB, também. Então, conseguimos reverter a situação.

Que sirva de lição para o Governo ouvir o seu maior capital, que não é estrada, não é ponte, mas o capital humano - e ele não ouviu. Que esse erro não signifique a intenção do Governo de cada vez mais se afastar da saúde como escolha, porque não é escolha. Que o Ministro do Planejamento ouça mais e não erre outra vez. E, mais: que trabalhe agora e não fique devendo um plano de carreira para a área médica do serviço público federal.

Muito obrigado.