CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 184.2019 Hora: 19:20 Fase: BC
Orador: ALEXIS FONTEYNE, NOVO-SP Data: 08/07/2019

O SR. ALEXIS FONTEYNE (NOVO - SP. Sem revisão do orador.) - Prezado Presidente, prezados Deputados e Deputadas, nesta semana esta Casa tem uma grande responsabilidade com o Brasil, uma grande responsabilidade com as futuras gerações, uma grande responsabilidade com as finanças do Brasil. Tem a Oposição também uma grande oportunidade para mostrar que é uma oposição responsável, porque não mostrou essa responsabilidade quando votou contra o Plano Real, votou contra o teto dos gastos, votou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. Nesta semana temos a possibilidade e a responsabilidade de fazer a votação em dois turnos da reforma da Previdência, da Nova Previdência, para o Brasil.

Trata-se das novas fundações do Brasil, fundações essas que começaram com a reforma do sistema trabalhista. A próxima grande reforma, extremamente importante, é a do sistema tributário brasileiro. Com essas fundações, podemos reconstruir a grande nação que o Brasil merece.

Mas essas reformas vão gerar emprego imediatamente? A resposta é "não", porque são reformas estruturais. E o que vai gerar emprego imediatamente, emprego esse de que tanto precisamos no Brasil? Primeiro, nós precisamos focar a desoneração da folha de pagamento, aquele monte de penduricalhos que faz custar tanto contratar um simples funcionário no Brasil.

Nós precisamos, e esta Casa tem muita responsabilidade nisto, votar a Medida Provisória nº 876, sobre o registro automático de empresas, e a Medida Provisória nº 881, a respeito da liberdade econômica.

Nós também temos que cuidar da desburocratização no Brasil, acabar com o câncer que mata o ambiente de negócios. Precisamos acabar com o e-Social ou simplificar o e-Social, o Bloco K, as NRs, o programa de jovem aprendiz.

Nós temos que fazer a reforma tributária, principalmente a da área de consumo.

Nós temos que fazer as privatizações, eliminar esse monte de empresas que custam tanto para o Estado brasileiro, que tiram tantas oportunidades de se empreender no Brasil.

Nós temos que irrigar a economia com capital de giro. E como vai ser feito isso? Dando-se maior prazo para que os empresários possam pagar seus tributos e liberando o FGTS e o PIS.

Nós temos também, principalmente, que pensar na redução do custo do gás, que é a base da energia e da matéria-prima para a indústria química.

Gostaria que essas palavras fossem divulgadas no programa A Voz do Brasil.

Muito obrigado.