CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 18.2020 Hora: 13:04 Fase: OD
Orador: JANDIRA FEGHALI, PCDOB-RJ Data: 19/02/2020

A SRA. JANDIRA FEGHALI (PCdoB - RJ. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Presidente Soraya, eu considero muito importante que o dia de hoje tenha se concentrado novamente na pauta das mulheres. Principalmente depois da agressão e do protesto que vivemos ontem, este é um momento importante para o Parlamento reafirmar a questão da mulher e da violência, coisa que as mulheres têm sofrido, inclusive, por parte do Presidente da República.

Nós estamos tratando aqui do câncer de colo de útero e de mama, estamos tratando de endometriose, mas essa Comissão vai abordar um tema muito sensível, porque é mesmo sensível o momento do parto e da assistência materno-infantil. A violência obstétrica é algo que está espalhado pelo País, e, ao mesmo tempo, é um conceito que às vezes parece não existir até para as autoridades sanitárias. Então, essa Comissão vai provar que existe violência obstétrica, vai levantar dados e traçar metas, para que superemos o absurdo que é agredir, violentar uma mulher no momento do parto.

Nós que defendemos a vida, que defendemos a vida das mulheres e que defendemos a qualidade de vida também da chamada primeira infância, que se inicia no momento em que nascemos, achamos fundamental essa Comissão cumpra um papel rico, poderoso, e nos dê metas e ações bem concretas para trabalharmos.

Obrigada, Presidente.