CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 18.2019 Hora: 15:44 Fase: OD
Orador: CORONEL CHRISÓSTOMO, PSL-RO Data: 27/02/2019

O SR. CORONEL CHRISÓSTOMO (Bloco/PSL - RO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, tratar sobre este acordo é algo de extrema importância para nosso Brasil e para as Bahamas.

Trata-se de um acordo muito importante, feito com vários outros países. Não se trata, portanto, de nada novo.

Este acordo tem o objetivo de impulsionar os negócios, especialmente o turismo recíproco.

Quando se fala em turismo, tratamos de 99 segmentos de diversas áreas que recebem o desenvolvimento e focam o turismo. As empresas aéreas designadas pelo Brasil e pelas Bahamas poderão, em quaisquer ou em todos os voos, exercer o direito de tráfego de quinta liberdade, isto é, da fronteira, em quaisquer pontos intermediários ou além. Além disso, poderão operar voos em uma ou em ambas as direções, combinando diferentes números de voos na operação de uma aeronave, ou seja, de ambos os países. Isso é algo extremamente importante.

Com certeza, as duas nações serão muito beneficiadas com este acordo. Será muito benéfico para nós brasileiros, especialmente para a população de Rondônia, que precisa muito da internacionalização do nosso aeroporto da Capital de Rondônia. Porto Velho precisa ter um aeroporto internacional.

Agora vem a parte que julgo mais importante para os rondonienses: a criação de uma linha aérea de Cuiabá a Manaus, passando por Vilhena, Cacoal ou Ji-Paraná e Porto Velho e, no sentido inverso, Manaus, Porto Velho, Cacoal ou Ji-Paraná, Vilhena e Cuiabá. Isso é extremamente necessário para fortalecer os negócios no Estado.

No entanto, lembro - talvez isso seja algo de extrema importância para todos - que o preço tem que ser justo. Caro, não! Caro nós já temos. É preço justo!

Muito obrigado, Sr. Presidente.