CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 173.4.55.O Hora: 14:56 Fase: OD
Orador: ERIKA KOKAY, PT-DF Data: 04/07/2018

A SRA. ERIKA KOKAY (PT-DF. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Presidente, é um absurdo dizer que entregar o petróleo, como está se propondo com esta cessão onerosa, vai gerar emprego no Brasil.

Acabou! Esta Casa foi cúmplice da destruição do conteúdo nacional. O conteúdo nacional fez com que 2 mil empregados e trabalhadores que estavam na indústria naval pudessem representar as 72 mil vagas de trabalho a menos. Mas foi destruído - destruído!

As empresas podem comprar o que precisam de invólucros, insumos, equipamentos dos seus países de origem sem pagar imposto de importação. Aliás, a cessão onerosa diminui o valor dos royalties e faz com que a PETROBRAS saia da obrigatoriedade de produzir 5 bilhões de barris para apenas 1,5 bilhão. Isso é uma falácia.

O que estamos vendo aqui é que temos o pré-sal, que atinge quase toda a costa brasileira e que é de baixo risco exploratório, tanto que a PETROBRAS vai inaugurar, a partir do próximo ano, cinco novas plataformas. Isso em poucos anos vai representar uma receita de cerca de 60 bilhões de reais. E ainda se diz que a PETROBRAS não tem como investir? A PETROBRAS não tem como investir! E nós vamos doar o nosso petróleo para a Shell? Vamos doar para a Esso? Vamos não potencializar o funcionamento das nossas refinarias para vender o óleo cru e depois comprá-lo?

Aliás, hoje, já aumentou de novo o preço do gás de cozinha. Mais de 1 milhão de brasileiros já estão cozinhando com lenha neste País.

(Desligamento automático do microfone.)