CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 171.2019 Hora: 21:20 Fase: OD
Orador: DOMINGOS SÁVIO, PSDB-MG Data: 26/06/2019

O SR. DOMINGOS SÁVIO (PSDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente. Eu gostaria que V.Exa. recomeçasse a contagem do meu tempo.

Sra. Presidente, eu queria aqui fazer o registro de que nesta noite, após mais de 6 horas de trabalho intenso, prestamos um serviço importante para o País quando resolvemos a questão do risco hidrológico. Para colocar em uma expressão bem simples ao cidadão, trata-se de algo que acaba impactando no custo da energia elétrica para o cidadão se a legislação continuasse como estava, além do que poderia desequilibrar ainda mais as finanças do poder público.

Com isso, nós também corrigimos alguns absurdos cometidos pelo Governo passado, para ser mais preciso na Medida Provisória nº 569, daquela senhora, a ex-Presidente Dilma, que não entendia nada do setor elétrico e, para fazer demagogia...

(Desligamento automático do microfone.)

A SRA. PRESIDENTE (Geovania de Sá. PSDB - SC) - Deputado Domingos Sávio, peço a V.Exa. que conclua.

O SR. DOMINGOS SÁVIO (PSDB - MG) - Vou concluir, Presidente.

Portanto, eu dizia que a Medida Provisória nº 569, editada para se fazer demagogia, sob o argumento de que iria baixar o custo da energia, causou enormes prejuízos ao País e aos cidadãos, porque depois o preço da energia disparou.

Para se ter uma ideia, como consequência desse desastroso desgoverno, a CEMIG perdeu mais de 10 bilhões de reais no seu valor de mercado. Hoje começamos a corrigir um pouco isso. Conseguimos incluir uma emenda nesse Projeto de Lei nº 10.985, cuja aprovação assegura que a CEMIG possa ter minimizado seus prejuízos e fazer um encontro de contas com o Governo Federal.

Esperamos a aprovação no Senado rapidamente e a sanção do Presidente, para que possamos melhorar ainda mais a prestação de serviços em energia elétrica pela CEMIG e pelo resto do Brasil.

Muito obrigado.