CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 164.3.53.O Hora: 16:58 Fase: GE
Orador: MIRO TEIXEIRA, PDT-RJ Data: 30/06/2009

O SR. MIRO TEIXEIRA (PDT-RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Não, absolutamente, mas para requerer a V.Exa. que a Câmara dos Deputados se manifeste, pela pessoa de V.Exa., junto ao Itamaraty, em apoio à posição do Governo brasileiro contra o golpe em Honduras, pelo não reconhecimento do novo poder que lá se instalou.

Várias instituições já o estão fazendo. Conheço o pensamento de V.Exa., democrático. Acredito que cabe uma manifestação da Câmara dos Deputados. E eu faço esse requerimento verbal a V.Exa., mas fica a critério de V.Exa. fazê-lo.

Obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Michel Temer) - Ao Deputado Miro Teixeira quero dizer, desde logo, atendendo ao seu requerimento verbal, que na verdade esta Presidência manifesta apoio às eleições democráticas que se verificaram em Honduras. Portanto, não há razão para a eventual invalidação do tipo golpe de Estado que ali se verificou. As notícias que temos são de que as eleições se processaram democraticamente e de que democraticamente se elegeu o Presidente da República.

De modo que quero que esta minha manifestação, ao lado do seu requerimento, seja recolhida pela Secretaria-Geral da Mesa, e as notas taquigráficas sejam encaminhadas ao Sr. Ministro das Relações Exteriores.