CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 158.2019 Hora: 18:56 Fase: GE
Orador: FREI ANASTACIO RIBEIRO, PT-PB Data: 18/06/2019

O SR. FREI ANASTACIO RIBEIRO (PT - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu trago a este Plenário o protesto de muita gente pobre que de vez em quando precisa viajar de avião. Esse protesto é contra a atitude do Presidente Jair Bolsonaro, que vetou a gratuidade das bagagens em voos domésticos.

Ele fez isso ao sancionar a medida provisória que abre 100% do capital para as empresas aéreas estrangeiras. Bolsonaro afirmou que estava convencido de vetar a medida, porque era uma proposta de autoria de um Parlamentar do PT.

Além disso, ele evidenciou o seu preconceito contra os pobres. O Presidente da República deixou isso claro ao dizer que, além de a proposta de gratuidade ser do Partido dos Trabalhadores, o PT gosta de pobres.

Pois estou aqui, Sr. Presidente, Srs. Deputados, em nome dos pobres, que são maioria neste País. Muitos desses pobres votaram em Bolsonaro esperando dias melhores. Mas, pela discriminação feita em relação à gratuidade da bagagem, é claro que o Presidente não gosta de pobres.

A gratuidade foi aprovada no mês passado pelo Congresso Nacional. A determinação era a de que a bagagem de até 23 quilos, em aviões com capacidade acima de 31 lugares, nos voos domésticos, seria grátis. Mas, como para os ricos pagar por bagagem não representa nada no bolso, o Presidente da República vetou a gratuidade, em favor das empresas aéreas.

Sr. Presidente, peço a V.Exa. que este discurso seja divulgado pelos meios de comunicação e no programa A Voz do Brasil.

Obrigado.