CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 157.2021 Hora: 11:28 Fase: OD
Orador: CARMEN ZANOTTO, CIDADANIA-SC Data: 09/12/2021

A SRA. CARMEN ZANOTTO (CIDADANIA - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu poderia orientar pelos partidos que concordam com a urgência, pela magnitude dessa matéria.

Deputada Erika Kokay, a nossa bancada feminina, a representação das mulheres da Casa, tem procurado cada vez mais mostrar a importância de avançarmos nas políticas públicas nos textos legislativos.

Este Projeto de Lei nº 265, de 2020, é de autoria de duas grandes mulheres: Tereza Nelma e Rejane Dias. Ele precisa ser deliberado, Presidente. Repito: isso não é custo, isso é dar o diagnóstico precoce às mulheres que têm histórico familiar de câncer. O exame será feito com prescrição médica, dentro dos critérios. Com isso, nós vamos prevenir mutilações de mama, retiradas precoces de útero. Mulheres com problema genético podem até reprogramar a gestação e depois retirar o útero, se essa for a prescrição do médico.

Então, Presidente, a orientação é "sim".

Lembro que nós incluímos, no relatório da Comissão de Seguridade Social e Família, o mesmo direito às mulheres usuárias do SUS e às mulheres usuárias dos planos de saúde.

Obrigada, Presidente.