CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 152.1.54.O Hora: 18:06 Fase: OD
Orador: IVAN VALENTE, PSOL-SP Data: 14/06/2011

O SR. IVAN VALENTE (PSOL-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) -    Sr. Presidente, o PSOL quer dizer, em primeiro lugar, que um projeto de lei que aporta 208 bilhões de reais não pode ser feito à ligeira. São 208 bilhões de reais para o BNDES, e nós temos aqui contra esse projeto duas questões de fundo: primeiro, a quem se empresta; e, segundo, quem financia.

Primeiro, há grandes empresas hidrelétricas nesse financiamento, e nós somos contrários a muitas delas, como a de Belo Monte, que é um verdadeiro ataque a populações ribeirinhas, ao meio ambiente e assim por diante.

Segundo, nós temos o problema do financiamento, dos juros, porque através da emissão de títulos públicos é que são feitos os empréstimos do BNDES, e são os títulos públicos com a maior taxa de juros do mundo. Nesta semana foi publicada a tabela de juros reais pagos pelos países no mundo. O Brasil paga 6,8% de juros reais. O segundo maior pagador de juros do mundo paga 1,5%. A maioria dos países paga juros negativos, e nós pagamos 6,8% reais, quase 13% na SELIC. Então, capta-se por 13% e empresta-se para empresas privadas por 6%, 7%, na TJLP.

E são essas mesmas empresas que, muitas vezes, têm banco por trás e vão captar recursos no mercado. Esta vergonha não pode continuar!

O PSOL vota "não".